Windows e BlackBerry rodam em 1% dos smartphones vendidos no mundo

Participação dos sistemas operacionais caiu em 2016, mostra Gartner. Enquanto isso, Android avançou e iOS recuou também


Windows e BlackBerry estão presentes em menos de 1% dos smartphones vendidos no mundo durante o primeiro trimestre de 2016, segundo relatório da consultoria Gartner sobre smartphones. No período, o Android ampliou sua participação, enquanto o iOS perdeu espaço.

Dentre os 349 milhões de smartphones comercializados entre janeiro e março de 2016, 0,7% rodavam o sistema Windows e 0,2%, o BlackBerry. No mesmo trimestre de 2015, a participação deles era maior, de 2,5% e 0,4%, respectivamente.

O encolhimento das duas plataformas ocorreu enquanto o total de vendas avançou 3,9% entre um período e outro. O trimestre foi marcado pela primeira queda nas vendas de iPhone, o que fez a participação do iOS, sistema da Apple para aparelhos móveis, recuar de 17,9% do mercado para 14,8%.

Enquanto os sistemas da Microsoft, Apple e BlackBerry recuaram, o Android, do Google, foi o único dentre os grandes que avançou. Chegou a 84,1% dos celulares inteligentes vendidos nos três primeiros meses do ano – era de 78,8%, em 2015.

Isso ocorreu, segundo o Gartner, apesar do recuo nas vendas da Samsung (de 24% para 23%), e graças à expansão da Huawei (de 5,4% para 8,3%) e da Oppo (de 2% para 4,6%).

“Apesar do avanço da plataforma Android e de sua dominância em participação de mercado, os desafios de lucratividade permanecem para um grande número de empresas que usam o Android”, afirma Anshul Gupta, diretor da Gartner, em nota.

G1

Compartilhe

Comente: Windows e BlackBerry rodam em 1% dos smartphones vendidos no mundo