É por isso que você deve limpar os pés antes de dormir

Limpar os pés antes de dormir é benéfico em vários níveis, desde o bem-estar até a melhora da circulação sanguínea.


Limpar os pés antes de dormir é benéfico em vários níveis, desde o bem-estar até a melhora da circulação sanguínea. Saiba mais neste artigo que compartilhamos com você agora.

Limpar os pés é uma parte importante da higiene pessoal. Todos sabemos que realizar uma boa rotina de limpeza é muito importante e afeta vários aspectos de nossas vidas, incluindo o bem-estar.

Mas, além disso, limpar os pés antes de dormir pode ter outros benefícios. Nós dizemos por que você deve fazer isso e como isso afeta sua existência.

Lava-pés e higiene pessoal

É evidente que a higiene pessoal é um elemento fundamental no nosso quotidiano. Deve ser assim, tanto para manter bons níveis de saúde, quanto para nos sentirmos bem com nós mesmos.

Dentro da higiene pessoal, existem muitos aspectos que devemos cuidar. Existe, por exemplo, a lavagem das mãos, essencial para travar a transmissão e propagação de germes. A higiene oral e íntima também é importante.

Mas, o que estamos focando agora é lavar os pés, principalmente em um horário específico, que é antes de ir para a cama. Especialmente no verão, lavar os pés torna-se mais importante.

Isso porque passamos mais tempo descalços, seja em casa ou nas praias. Por outro lado, quando não estamos descalços, os pés suam com os sapatos devido ao calor.

E a umidade se torna um fator decisivo na proliferação de germes dos pés.

O verão também é a época em que costumamos visitar piscinas e banhos públicos, com o risco de sermos atacados por fungos presentes nos pisos molhados.

Limpe seus pés: ferramenta reguladora de temperatura

Uma das principais razões pelas quais é recomendado lavar os pés antes de ir para a cama é devido ao seu papel na regulação da temperatura corporal. Assim, em épocas de verão, quando faz mais calor, pode ser um aliado muito eficaz.

Muitas vezes, o calor dificulta o sono. É possível que tenhamos problemas para adormecer ou que entremos em uma sonolência leve da qual acordamos muitas vezes devido às altas temperaturas.

Os pés, então, funcionam como reguladores de calor. Muitas vezes, no inverno, quando notamos os pés frios, essa sensação se espalha por todo o corpo, sendo difícil de aliviar. A mesma coisa acontece com o calor.

Quando lavamos os pés com água fria ou morna, eles esfriam e são uma boa maneira de diminuir a temperatura do corpo gradualmente.

Assim, se criarmos o hábito de limpar os pés antes de dormir, além de melhorar nossa higiene, estaremos garantindo um sono mais fresco e com menos estresse.

Como lavar os pés antes de dormir

Os pés na areia das praias entram em contato com materiais abrasivos e com o calor do solo.

Para fazer isso, não é necessário que tenhamos que entrar totalmente no chuveiro. Algumas opções são, por exemplo, lavá-los sentados na beira da banheira ou do bidê.

É aconselhável deixar a água fria correr por alguns minutos sobre os pés. Se não tivermos banheira, também é possível fazê-lo numa bacia, com água fria.

Por fim, se não tivermos nenhuma dessas opções, também podemos mergulhar as toalhas em água doce e aplicá-las nas extremidades por alguns minutos.

Essa limpeza de pés não precisa ser apenas isso. Podemos aproveitar esses momentos antes de dormir para criar uma rotina relaxante. É possível aplicar um gel ou creme hidratante com um aroma que gostamos.

Os benefícios de limpar os pés

Os benefícios que listamos são mais do que suficientes para você entrar na rotina. Dormir com menos calor e mais relaxado, principalmente no verão, é algo que nos conforta.

Por outro lado, os banhos de água fria também podem trazer benefícios em pessoas com problemas de circulação nas pernas, ou com tornozelos cansados.

A água fria vai contrair os vasos sanguíneos, evitando que o sangue se acumule nessas áreas, com o consequente alívio do cansaço e do inchaço.

Outra maneira aconselhada por especialistas para cuidar dos pés, é o uso de chinelos ortopédicos.

Um hábito tão simples pode trazer muitas mudanças ao nosso descanso. Não devemos desperdiçá-lo, muito menos se for tão fácil de aplicar.

 

Compartilhe

Comente: É por isso que você deve limpar os pés antes de dormir