Otimização de Anúncios: Redução de gastos e Aumento de Vendas

Reduzir os gastos em anúncios pagos é uma opção interessante para lucrar mais em um negócio online.


Reduzir os gastos em anúncios pagos é uma opção interessante para lucrar mais em um negócio online.

Vale ressaltar que isso não significa largar o investimento na ferramenta, mas sim otimizar os resultados através da redução do pagamento por clique em um anúncio.

Essa estratégia de redução dos gastos em anúncios pagos é a forma ideal para melhorar a performance dos anúncios.

Quer saber mais para implementar essa meta no seu negócio durante este ano? Então acompanhe aqui as melhores dicas para a redução dos seus gastos em anúncios pagos.

 

O que são anúncios pagos e como funcionam? 

Os anúncios pagos são uma ferramenta de marketing digital utilizada para atrair internautas para se tornarem clientes de um determinado produto por meio de palavras chaves que garantem mais visibilidade do anúncio.

Há várias ferramentas que trabalham com anúncios pagos atualmente, mas a mais conhecida é a plataforma Google Ads.

Tal ferramenta funciona por meio do custo por clique (ou CPC), que é uma média cobrada por um clique do anúncio.

Como exemplo, pode-se citar um anúncio sobre peças para computador onde a cada cem cliques, seja gerado R$1,50 como receita.

A média é calculada de acordo com o gasto total na campanha. Ou seja, quem investe mais no anúncio recebe maior destaque.

Essa alternativa de gerar tráfego é caracterizada como tráfego pago.

Uma outra possibilidade de aumentar significativamente suas vendas, é conciliar uma otimização do seu site para uma excelente geração em tráfego orgânico. 

Mas este é um assunto que iremos explicar no decorrer deste artigo!

Por isso é de extrema importância, antes de mais nada, entender como gerar tráfego orgânico para o seu site.

Pois dependendo dos resultados de otimização, não somente da sua campanha, mas do seu site em si, não haverá nem mesmo a necessidade de optar por anúncios pagos.

Seu site venderá sozinho seus produtos ou serviços!

 

Concorrência e palavra-chave em foco

A palavra-chave é um dos fatores primordiais para definir o alcance e o custo por clique de um anúncio pago.

Tal fator é a ponte que conecta o usuário do Google com o produto anunciado.

 Logo, para uma campanha alcançar o objetivo de se ter um bom desempenho, é necessário escolher uma palavra-chave associada ao tema em destaque no anúncio.

Entretanto, outras empresas podem apresentar interesse em utilizar a mesma palavra-chave, gerando concorrência com o seu anúncio.

Isto significa que uma palavra-chave que abrange mais temas apresenta mais interesse por parte da concorrência e um custo maior para ser utilizado.

Por conta disso é importante que a palavra-chave seja a mais sucinta e a mais direta possível, para que se tenha uma menor concorrência e um menor valor a ser pago por ela. 

Além disso, quanto mais direta for, maior será a captação de clientes naquele anúncio para o seu negócio.

 

Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques, ou CTR, é uma média que avalia a performance do anúncio nos canais de divulgação como sites ou blogs.

É bem fácil calcular a média CTR: para isso, é necessário apenas dividir a taxa de cliques junto com a quantidade de vezes que ela foi exibida em um determinado site.

Por exemplo, se o anúncio contabilizou cerca de 500 cliques em um total de 100 mil visualizações, sua taxa de cliques será de 5%.

Com isso em mente, sabe-se que as estratégias em marketing que investe na melhoria deste elemento podem reduzir o custo por clique e tornar o anúncio mais rentável.

 

Orçamento diário

O orçamento diário de uma campanha é definido como a média de um valor designado para cada anúncio pago por dia, o que especifica o valor que você gasta ao longo de cada dia no mês corrido.

Basicamente, o cliente que pagará pelo anúncio decide um orçamento diário de acordo com as metas que o mesmo deseja alcançar através do anúncio.

Interessante observar como cada plataforma de anúncios pagos otimiza os custos investidos na campanha para os dias que o anúncio tem mais chance de ganhar cliques e conversões. 

Ou seja, por mais que em alguns dias a campanha não receba o orçamento diário médio, em outros ele irá superar o valor definido.

 

X dicas para diminuir gastos com anúncios pagos

Todos os elementos apresentados acima são responsáveis por influenciar diretamente na qualidade e no custo da campanha que será anunciada.

Qualquer alteração, mesmo que seja mínima, nesses fatores altera a qualidade final do produto e o custo do anúncio pago. 

Há diversas dicas para se realizar uma excelente redução de gastos com os anúncios pagos sem alterar a qualidade do produto final. Algumas delas são:

 

Segmentação de assuntos

Este é um dos pontos mais importantes de uma campanha em marketing digital por promover personalização ao máximo com o consumidor do produto em potencial.

A ideia principal aqui é criar um cronograma de conteúdos a partir da representação de um cliente ideal ao seu produto.

Além disso, deve-se escolher algumas palavras-chave que são interessantes para o público alvo desejado. 

Com isso o cliente em potencial sente que o anúncio foi planejado especialmente para atender sua demanda, como consequência há uma melhora na conversão e uma redução de custos dos anúncios pagos.

 

Otimização de anúncios

O principal a ser feito para otimizar os anúncios pagos é realizar uma análise criteriosa do histórico dos mesmos.

Entender como funciona a Taxa de Cliques, o Custo por Cliques e a conversão dos valores para o lucro obtido por meio da campanha é essencial para que haja a correta otimização do anúncio.

Outro elemento que precisa ser de conhecimento geral é o retorno sobre o investimento (ROI).

O ROI é uma terminologia utilizada para compreender e identificar os retornos financeiros passados e futuros dos anúncios pagos, sendo assim, uma ferramenta extremamente importante para analisar o quanto uma campanha foi ou será bem sucedida no progresso.

Seu cálculo ocorre através da subtração entre custos e lucros dividido pelos custos.

Através desta simples fórmula, o responsável pelos anúncios pagos será capaz de ver o quanto sua campanha está lucrando ou o quanto ela está sofrendo de prejuízo.

Caso o diagnóstico seja negativo, é importante gerenciar palavras-chave e outros elementos por meio de testes.

 

Entenda as melhores épocas e horários para engajar

Uma outra forma de se reduzir os custos dos anúncios pagos de forma eficiente é analisar de forma criteriosa em qual época e os horários onde há maior taxa número de pessoas pesquisando a palavra-chave para saber onde e quando investir no orçamento diário de determinada campanha.

Caso uma determinada época ou horário tenha pouco tráfego orgânico, é recomendado que o responsável diminua o orçamento diário do anúncio para aquele período.

Não é necessário desistir da campanha naquele momento, e sim apenas ajustar a mesma pela demanda da situação.

Consequentemente, o investimento se torna mais efetivo e reduz os prejuízos!

 

Segmentação geográfica

Seguindo a mesma lógica de se reconhecer as melhores épocas e horários para engajar o anúncio, é necessário também se ter conhecimento do perfil de cada público alvo em determinadas regiões.

Por mais que o anúncio repercuta por todo o território nacional, cada perfil regional será atingido de uma forma diferente.

Por conta disso é necessário realizar uma análise minuciosa e detalhada sobre o perfil dos compradores de cada região.

Logo é importante a criação de campanhas separadas geograficamente por todo o território, onde cada região terá um CPC específico, para que a análise seja feita de forma fragmentada entre cada região e haja a otimização dos resultados.

 

Cuidado com termos negativos de pesquisa

Deve-se evitar o uso de termos que não sejam correspondentes com as palavras-chave ou com o objetivo da campanha em si.

Muitos usuários do Google chegam em determinados anúncios sem pesquisar termos relacionados com as palavras-chave que a campanha deseja divulgar, por exemplo

Já que isso acontece, é importante que haja a separação dos termos negativados e das palavras-chave, direcionando assim o cliente preciso para a campanha e evitando que os cliques feitos no anúncio sejam apenas um engano tanto de estratégia como do usuário ao não encontrar o que de fato estava procurando.

 

Aumento de CTR

Um fator fundamental para o sucesso de uma campanha é o CTR, e aumentar este elemento influencia diretamente no índice de qualidade da campanha.

Aumentando a taxa de cliques, consequentemente fará com o que o chamado Quality Score reduza o custo por clique e faça com que o anúncio tenha melhores conversões.

Além disso, é importante observar também que se tenha uma melhora na força da palavra-chave, visto que o Google visa a experiência e a satisfação do usuário.

Logo é de suma importância que a campanha tenha um alto índice de qualidade para que, consequentemente, tenha também uma maior intensidade e visibilidade.

Uma dica extremamente importante e fundamental para que se tenha o aumento de CTR é a criação de um anúncio atraente e que se destaque dos demais criados pela concorrência.

Com isso, é interessante investir em títulos ou chamadas criativas para o cliente em potencial se sentir curioso e clicar no produto. 

 

Diminuição do CPC

Seguir todos os passos sugeridos acima provoca uma reação em cascata onde, quando se aumenta a taxa de cliques na campanha, também aumenta a qualidade do mesmo.

Por fim, estes eventos geram a melhora do CPC. Por conta disso, é possível reduzir o valor investido no custo por clique sem ter nenhum prejuízo.

Boa estratégia de SEO

Entender o que é SEO e para que serve é uma das etapas mais importantes deste processo de otimização de campanha para redução de custos e aumento em suas vendas. Por isso, muita atenção!

Quando bem utilizada, o SEO reduz o CPC, gera mais tráfego no site e maior taxa de cliques nos anúncios. 

Além disso, uma boa estratégia garante as melhores escolhas de palavras-chave, otimiza a página de destino do anúncio e também gera uma certa autoridade no site, pois ele se torna referência em pesquisas.

Sendo assim, é de extrema importância apresentar um bom SEO para que seu link fique em evidência e atinja o público alvo.

Uma excelente dica é conciliar as Técnicas de SEO para produção de texto, caso seu site possua um blog.

Dessa forma, seu site poderá alcançar os primeiros lugares nos mecanismos de pesquisa!

 

CONCLUSÃO

Antes de partir para os anúncios pagos, certifique-se de que seu site e/ou blog está otimizado para receber este tipo de Campanha.

Existem diversas otimizações que seu site precisa aderir para alcançar excelentes resultados!

Por isso, caso tenham mais dicas para compartilhar conosco, comente aqui em baixo! Será um prazer receber seu feedback.

Um abraço e até a próxima!

 

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