Volvo e Uber se unem para desenvolver carro autônomo

As duas empresas usarão o mesmo veículo 'base' para testes. Modelo será baseado na plataforma do utilitário esportivo XC90


A Volvo anunciou nesta quinta-feira (18) uma parceria com o Uber para acelerar o desenvolvimento de carros que andam sem motorista. As duas empresas farão um investimento conjunto de US$ 300 milhões (cerca de R$ 967 milhões) no projeto.

O mesmo veículo será usado para os testes de autônomos. Inicialmente, o Uber comprará modelos XC90 adaptados e adicionará sua própria tecnologia para fazer ele andar sozinho. Mas o carro autônomo do futuro não será nenhum modelo já existente.

As empresas desenvolverão um novo veículo, com base a plataforma modular SPA, usada no XC90, no sedã S90 e na perua V90 - os últimos lançamentos da marca sueca, atualmente nas mãos dos chineses da Geely.

Engenheiros da Volvo e do Uber irão colaborar no desenvolvimento do veículo "base", o que ajudará a plataforma a se adaptar para o futuro dos carros sem motorista, afirmou a montadora.

“Mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de carro. São tragédias que a tecnologia autônoma pode evitar, mas não conseguiremos fazer isto sozinhos", afirmou em nota Travis Kalanick, diretor executivo do Uber.

Além do desenvolvimento da tecnologia, há outros grandes entraves para os carros autônomos se tornarem uma realidade nas ruas. Será preciso adaptar leis, criar estrutura para que os veículos se comuniquem com as vias (antecipando-se a interdições, desvios, buracos, etc), entre outras questões.

Companhias como Uber terão grandes economias com o item de maior custo, seus próprios motoristas, se conseguirem incorporar os veículos autônomos em suas frotas. De acordo com a Bloomberg, os testes com Ubers autônomos começarão em algumas semanas em Pittsburgh, nos EUA, mas por enquanto com a supervisão de "pilotos" dentro dos carros.

G1

Compartilhe

Comente: Volvo e Uber se unem para desenvolver carro autônomo