Vídeo da Galinha Pintadinha é o n°1 nos 10 anos de YouTube

Ranking reúne o top 10 entre os brasileiros; lista tem Katy Perry e Psy. Usuários do país são os que assistem a mais horas depois dos americanos


Muita coisa mudou no YouTube desde que o primeiro vídeo publicado na plataforma há dez mostrou seu tímido cofundador descrevendo uma visita ao zoológico. De lá para cá, a alta definição se tornou padrão; o Google adquiriu o site; o serviço virou um canal preferencial para músicos, gamers e um repositório para “meses” e “virais”; e um novo tipo de profissional, o youtuber, surgiu.

Essa mistura foi abraçada pelo brasileiro, que já são 70 milhões de usuários na plataforma. O diretor de conteúdo do YouTube, Álvaro Paes de Barros, disse ao G1 que o Brasil já é o segundo país que assiste a mais horas de vídeo no mundo, atrás só dos Estados Unidos.

O brasileiro é ainda o terceiro que mais publica no site. E é justamente um vídeo criado por produtores do país o mais visto nesta primeira década de vida do YouTube. Para comemorar o aniversário, o Google listou os 10 clipes com mais visualizações brasileiros.

No topo do ranking, está o vídeo “Pintinho Amarelinho”, do canal Galinha Pintadinha, que só alçou voo graças ao YouTube, afirma um de seus criadores, Juliano Prado. Ainda em 2005, ele e seu sócio, Marco Luporini, publicaram no site um vídeo que seria apresentado em uma reunião. “A reunião, no fim, não deu muito certo, mas o vídeo começou a arrecadar fãs. Tinha mãe elogiando”, diz.

“Quando a gente fez esse retrospecto para o YouTube, começou a ficar claro o comportamento da audiência. Eles são mais fãs do que telespectadores”, diz Barros. E os fãs da Galinha Pintadinha são fiéis. Com 36 vídeos postados, o canal está longe de ser dos mais prolíficos, mas está prestes a bater a casa dos 2 bilhões de visualizações. "Como é um público infantil, tem muita repetição, tem muita criança nova chegando”, explica Prado.

Fora o fenômeno da ave mais famosa do mundo virtual brasileiro, o ranking é dominado por música. Outro que é cria do YouTube, Justin Bieber, aparece em segundo lugar. Mas a presença de estrangeiros é limitada. “O interessante na lista é que, dos mais assistidos, tem muita coisa que é brasileira”, diz Barros. Estão lá os cantores Luan Santana, Anitta, Henrique e Juliano, Michel Teló, Marcos & Belutti e Lucas Lucco.

Outra celebridade internacional que decolou com site de vídeos do Google é o sul-coreano Psy. O remelexo dele em “Gangnam Style” fez do clipe o mais visto, o que, de quebra, forçou o YouTube a reformular sua metodologia de contagem.

“Esses caras são criadores nativos da plataforma. Perceberam o poder de alcançar uma e engajar uma audiência. A partir disso se consolidaram como uma propriedade intelectual importante”, diz Barros.

Compartilhe

Comente: Vídeo da Galinha Pintadinha é o n°1 nos 10 anos de YouTube