Uso do celular para acesso a internet cresce entre crianças e adolescentes

Empresas de telefonia investem em novos planos para atender a nova demanda


Os aparelhos móveis chegaram para ficar, prova disso é a pesquisa divulgada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet que avaliou o uso destes dispositivos entre crianças e adolescentes. A pesquisa realizada em 2014 e divulgada agora em julho mostrou que 82% dos jovens entrevistados acessam a internet por meio de telefones móveis e apenas 56% por meio de dispositivos fixos. Foram computados os votos de mais de 2,1 mil jovens entre 9 e 17 anos.

A pesquisa também procurou entender as causas que levam esse público a acessar a internet. 73% deles disseram que a utilizam para navegar nas redes sociais, 68% para buscar informações para trabalhos escolares, 67% para pesquisas de interesse pessoal e 64% para conversar através de aplicativos de mensagens instantâneas. Atividades como ouvir música e assistir vídeos também foram levantadas.

No ano anterior a pesquisa, em 2013, o percentual de crianças e adolescentes que acessavam a internet pelo celular era de 53%, 29 pontos percentuais a menos que em 2014. Outro dado importante da pesquisa é a frequência em que o público infanto-juvenil utiliza a rede. Em 2013, 63% acessavam a internet todos os dias, em 2014 houve um salto de 18%.

O crescimento evidente da utilização da internet por meio de aparelhos móveis surtiu consequências. Para atender a esta grande demanda, empresas de telefonia tiveram que inovar em seus planos, criando novas opções que atendessem a todas as necessidades de seus consumidores. A Net, em parceria com a Claro e a Embratel, foi uma das empresas a investir nesses novos caminhos. As três organizações juntas criaram o “Combo Multi”, um dos pacotes da NET, que oferta serviços de TV por assinatura, vídeos por demanda, banda larga fixa, Wi-Fi residencial e em locais públicos, internet 3G via modem ou smartphone e telefonia fixa.

Além disso, as empresas estimam que a economia do assinante que optar pelos pacotes pode ser de até 30% em relação ao valor total dos produtos contratados separadamente.

De acordo com o presidente da Net, José Antonio Felix, as três empresas estão focadas em seus segmentos, mas também se complementando em seus serviços. “Damos início ao processo de criação de soluções multisserviços completas, que entregarão conectividade, mobilidade, economia, entretenimento e informação a qualquer hora e lugar", sustentou o presidente da empresa.

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