Saiba como fazer backup de arquivos do computador e de dispositivos móveis

Evite perder arquivos importantes


Se você ainda não tem o hábito de fazer backups periódicos em seu computador, notebook, tablet ou smartphone, comece a fazer isso imediatamente. Afinal, ninguém deseja perder todos os arquivos e pastas, que podem incluir fotografias de momentos especiais, músicas, vídeos, projetos e trabalhos acadêmicos.
 
Por isso, é muito importante fazer cópias dos documentos em outros dispositivos e mantê-los em segurança para futuramente restaurá-los, se necessário. Veja como fazer o backup em seus dispositivos e mantenha seus arquivos sempre a salvo de imprevistos, perdas ou mesmo furto de equipamentos.
 
Backup no computador
Existem diversas formas de extrair os arquivos de seu desktop ou notebook e mantê-los em segurança. Independente do método, é importante realizar o backup periódico, evitando que os arquivos acumulados se percam de uma hora para outra.
HD externo
 
O HD externo é o dispositivo mais seguro, possui o maior espaço de armazenamento e também realiza a transferência de arquivos com mais agilidade. O preço do HD externo varia de acordo com a sua capacidade, que já está na casa dos terabytes (veja os principais modelos aqui).
 
Um terabyte (TB) corresponde a 1024 gigabytes (GB), ou seja, um único dispositivo pode concentrar e arquivar uma infinidade de arquivos digitais de todos os formatos. Com ele, o processo de backup é bem simples: basta conectar o HD externo em uma das entradas USB do computador e iniciar a cópia ou transferência dos arquivos.
 
Pen drive
É um dispositivo que se conecta ao computador também via entrada USB, mas tem capacidade reduzida se comparado ao HD externo. Ele pode ser encontrado em versões com até 32 GB de capacidade de armazenamento e, por ser um aparato de tamanho reduzido, deve ser guardado com cuidado para evitar sua perda.
 
Gravação em mídia
Outra forma de salvar cópias de segurança de seus arquivos é fazendo sua gravação em CD, DVD ou Blu-ray. O processo é um pouco mais complicado, pois essas mídias possuem capacidade menor de armazenamento e é preciso contar com um software para selecionar e gravar os arquivos. O ideal é mantê-las etiquetadas para fácil identificação e armazenadas em local seguro, longe do calor e da umidade. Caso contrário, elas podem ficar danificadas e corromper os dados.

Backup de dispositivos móveis
Tablets e smartphones também precisam de backups periódicos. Uma das vantagens desses dispositivos móveis são os aplicativos que fazem o armazenamento automático dos arquivos em nuvem.

Para isso, basta baixar o app e configurá-lo para acessar a internet e fazer o upload dos arquivos, que ficam a salvo em uma espécie de HD externo virtual, seguro e privado que só o proprietário da conta pode acessar mediante um login e senha. Exemplos de apps gratuitos para armazenamento em nuvem para dispositivos móveis são: Google Drive, Dropbox e iCloud (para iOS).

Leia também nosso artigo com truques para a bateria do celular durar mais, clicando aqui.

Compartilhe

Comente: Saiba como fazer backup de arquivos do computador e de dispositivos móveis