Minecraft continuará no PlayStation, PC e iOS, diz Microsoft

Empresa comprou estúdio do game por US$ 2,5 bilhões nesta segunda (15). Fãs demonstraram preocupação com o futuro do jogo na Microsoft


A Microsoft confirmou que manterá o desenvolvimento de "Minecraft" para PlayStation, PC e iOS, além dos seus consoles, o Xbox One e o Xbox 360. A companhia comprou o estúdio sueco Mojang, criador do game de construção baseado em blocos nesta segunda-feira (15) por US$ 2,5 bilhões.

Fãs ao redor do mundo usaram as redes sociais para demonstrar preocupação com o futuro do jogo nas mãos da Microsoft. Muitos se perguntavam se ele seria exclusivo para os consoles da empresa e para smartphones com o sistema Windows Phone, o que a empresa disse que não acontecerá.

"Este é um jogo que encontrou o seu público nos dispositivos com telas sensíveis ao toque, nos smartphones, nos Ipads, nos videogame e, claro, no PC. Quer você jogue no Xbox, quer você jogue no PlayStation, Android ou iOS, nosso objetivo continuará sendo evoluir e inovar 'Minecraft' em todas essas plataformas", disse Phil Spencer, chefe do Xbox.

Ele também garantiu que a Microsoft irá manter a liberdade de criação do game por seus usuários, permitindo criar e compartilhar modificações "mods", e outros conteúdos. Um dos receios dos fãs seria de a empresa limitar o compartilhamento de conteúdo do jogo que era independente.

Com a aquisição, a Microsoft ganha seu quarto estúdio. Ela é dona do Turn 10, de "Forza", do 343 Industries, de "Halo" e a Lionhead, de "Fable". Com a aquisição, Markus "Notch" Persson, o sueco criador de "Minecraft" e um dos fundadores da Mojang, irá deixar a empresa .A notícia não surpreende, já que o desenvolvedor é conhecido por querer se manter independente e não ter laços com corporações. Mais cedo neste ano, "Notch" cancelou a versão de "Minecraft" para os óculos de realidade virtual Oculus Rift após a Oculus, criadora do acessório, ter sido comprada pelo Facebook.

"Notch" falou sobre a saída em seu blog oficial: "Não é pelo dinheiro. É pela minha sanidade", disse, em uma longa carta de despedida. O blog da Mojang também comentou o caso.

"'Minecraft' cresceu de um simples jogo para um projeto de significância monumental. Apesar de estarmos enormemente orgulhosos do que 'Minecraft' se tornou, 'Notch' nunca teve a intenção de torná-lo tão grande", afirmou Owen Hill, executivo da Mojang. "Nos últimos anos, ele tentou trabalhar em projetos menores, mas a pressão de ser dono de 'Minecraft' foi muito grande. A única opção era vender a Mojang. Mas ele continuará a fazer coisas legais. Não se preocupem com isso", continua a postagem.

G1

Compartilhe

Comente: Minecraft continuará no PlayStation, PC e iOS, diz Microsoft