Cuidados ao montar uma loja virtual

Vender na internet pode ser determinante para o sucesso de um negócio


Ter um negócio virtual é a chance de empreendedores de diversas regiões do Brasil. conseguirem competir com grandes players do mercado e outras grandes lojas físicas. Hoje esse mercado movimenta mais de R$ 30 bilhões de reais e entre 2013 e 2014 teve crescimento de 17%. Apenas para comparação, o comercio tradicional cresceu 5% no mesmo período, o menor crescimento nos últimos 11 anos.

Se você quer fazer parte desse bolo e aproveitar a demanda que o mercado virtual está gerando é bom ter alguns cuidados e para facilitar seu trabalho, listamos algumas dicas essenciais para o sucesso de seu negócio.

O que vai vender?
O primeiro passo é definir o produto que será comercializado. Busque referencias no mercado, estude concorrentes e descubra se não existe um mercado em que você já tenha domínio. Assim que definir o que será vendido, o seu ramo de atuação, será importante estudar o que diz a legislação. Se for trabalhar com comida, por exemplo, precisa de autorização da vigilância sanitária e outros órgãos públicos. Esse foi só um exemplo, cada segmento tem sua própria legislação.

Para quem vender?
Já sabe para o que vai vender? Bom, agora defina para quem. Um estudo de público alvo será essencial para não cometer erros que podem custar o fim do seu e-commerce. Essa etapa pode inclusive fazer com que o produto seja alterado.  Quanto mais segmentado o seu público, mais a chance de acertar, mas quanto mais segmentado, também existe a chance de atingir um público consumidor bem restrito. É preciso dosar e saber balancear essa etapa.

Domínio e Hospedagem
O domínio é o nome da sua loja na internet. Ele precisa ser escolhido para que seja fácil de ser lembrado por parte do consumidor. Só existe um problema, pode ser que o domínio que você deseja já esteja sendo utilizado por outro site, nesse caso você pode ter que escolher outro nome ou ainda mudar o nome do seu negócio. Cuidado com nomes que possam gerar duplas interpretações ou ter cunho discriminatório. Já a hospedagem é o espaço da internet onde sua loja ficará como o próprio nome diz, hospedada. É preciso contratar empresasque oferecem esse tipo de serviço. A hospedagem de sites   é fundamental para seu e-commerce.

Sistemas

Depois de saber o nome e onde seu site vai ficar hospedado, agora é hora de escolher toda a tecnologia que será utilizada em sua loja virtual. Listamos as mais básicas:

Plataforma: A plataforma é onde sua loja será construída. Elas precisam ser confiáveis e permitir que sejam inseridos elementos de segurança, marketing e toda e qualquer ferramenta que seja importante para o gerenciamento de sua loja virtual. Existem plataformas oferecidas de forma gratuita ou pagas. Cabe a você analisar qual irá se adequar melhor a seu negócio, ao seu budget. Cada plataforma tem algo a oferecer, por isso estude pelo menos cinco delas antes de contratar alguma. Se possível, procure empresas que as utilizam.

Sistemas de pagamento: É a aplicação que vai permitir o pagamento no seu e-commerce. Existem diferentes modalidades, cada uma com taxas e serviços diferenciais. A mais básica é uma integração com sites como Pagseguro ou Moip, onde o cliente sai do e-commerce e precisa fazer o cadastro em um site de terceiro. Existe outra modalidade onde o cliente não sai da loja, mas as taxas sobem. E uma terceira, onde existe a integração direta com empresas como Rede e Cielo. Novamente, é importante analisar cada uma das situações e mais do que isso, saber o que cada uma irá cobrar por transação, vendas, mensalidades e para renovar.

Essas foram algumas dicas para seu e-commerce ter sucesso e se destacar do demais. Siga-as e boas vendas.

Saiba mais em: https://www.hostgator.com.br/hospedagem-de-sites.php

Compartilhe

Comente: Cuidados ao montar uma loja virtual