Vereadores concluem mais uma sessão

Última sessão do ano acontece nesta sexta, 14 de dezembro de 2012


Em etapas finais os vereadores exerceram mais um dia de análises e pareceres dos trabalhos no legislativo, nesta quinta feira,(13).

Acataram o pedido do vereador e autor James Borges (PSDB) do Projeto de Lei nº 158/2012 em que institui o DIA DO PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no calendário oficial do Município de Rio Verde comemorado anualmente no dia 20 de junho.

O PROERD é baseado no D.A.R.E “Drug Abuse Resistance Education”, na cidade de Los Angeles-EUA, sendo criado pela  professora Ruth Rich em conjunto com o Departamento de Policia. Hoje está presente nos 50 Estados americanos e em 58 países, inclusive no Brasil, desde 1992 através da Policia Militar do Rio de Janeiro, com a vinda de Policiais Mentores de Los Angeles – EUA, sendo apoiada pela Embaixada Americana.

Desde 2005 o programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência obteve  grande número formando até hoje mais de seis mil alunos só em escolas municipais de Rio Verde.

Aplicado às crianças na faixa etária entre nove e doze anos de idade, adaptado aos quintos anos do ensino fundamental, sendo integrado à grade curricular de cada escola que adota o Programa, como Tema Social e Contemporâneo. O Programa é pedagogicamente estruturado em 11 lições, com a duração de 45 a 60 minutos cada uma, por um Policial Militar fardado, que, além da sua presença em sala de aula, na atuação como educador social, propicia uma forte ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Policia Militar, Escola e a Família. O Programa oferece uma linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

Segundo o vereador James o PROERD não invalida qualquer outra instrução, trabalho ou atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. “A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes do Município de Rio Verde, criando, dessa forma, uma rede de proteção, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência”. Destacou o vereador.

Durante a sessão o presidente da Casa de Leis informou que foi reconhecido como utilidade pública o Conselho de Pastores da cidade de Rio Verde.

O vereador Nilton Lamas em clima de despedida agradeceu aos colegas parlamentares dizendo que durante os 04 anos como vereador aprendeu muito. “Sairei feliz e vou levar todos aqui como meus amigos”. Nilton mencionou o nome de cada parlamentar pedindo desculpas por algo que tivesse falado e magoado alguém.

Ascom – Câmara de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Vereadores concluem mais uma sessão