Transporte intermunicipal terá nova licitação

Última vez que Goiás licitou transporte faz mais de 50 anos. Audiência pública quer ouvir rio-verdenses


O presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização (AGR), Humberto Tannús, concederá entrevista coletiva nesta terça-feira, 4, às 9 horas, para lançar uma etapa do processo de  licitação do transporte intermunicipal de passageiros, que já está em andamento. O edital de licitação pode ser encontrado no sitewww.agr.go.gov.br para que os interessados acessem até o dia 12 de junho. A coletiva acontecerá na sede da AGR, localizada na Avenida Goiás, nº 305, Ed. Visconde de Mauá, Centro de Goiânia.

Findado esse prazo, AGR dará início a mais uma etapa do processo de reestruturação do transporte intermunicipal de passageiro, realizando oito audiências públicas, em Goiânia e em sete cidades do interior. Os municípios foram escolhidos por serem cidades polos em suas regiões. As audiências estão previstas para acontecerem a partir do dia 18 de junho no município de Iporá, no Oeste goiano.

Audiências Públicas
O objetivo desses eventos é apresentar à população o projeto técnico e operacional da reestruturação do atual sistema de transporte intermunicipal de passageiros, estudo que vem sendo desenvolvido pela Universidade de Brasília, por meio do seu departamento em transporte (CEFTRU/UnB), desde julho de 2011. O estudo, a ser apresentado nas audiências, dividiu o Estado de Goiás em sete lotes, denominados eixos e que serão abastecidos por um conjunto de linhas (tronco e complementares).

A AGR quer agora que o usuário, principal interessado na melhoria da qualidade do serviço, conheça o projeto e, se possível, acrescente sugestões. Humberto Tannús destaca a importância deste processo, já que a última licitação do setor em Goiás já data de mais de 50 anos. “Com isso temos hoje no Estado um sistema obsoleto e cresceu sem planejamento ao longo dos anos. O resultado é um transporte deficiente, com um terço das linhas paralisadas e muitos municípios sem atendimento, o que contribui para um quantitativo cada vez maior de veículos e empresas atuando na clandestinidade”, relembrou o presidente.

Com a reestruturação do transporte concluída, o que deve acontecer até o final deste ano, Goiás passará ter um sistema moderno, racional e planejado, com todos os municípios atendidos com a oferta mínima de uma viagem de ida e volta em cada cidade, tarifas menores ou iguais às atuais e mais dignidade para a viagem do usuário, com veículos mais novos e o fim das viagens em pé.

A expectativa é de que 30% da frota sejam de veículos novos e o restante com até sete anos e meio de uso. Com o final do processo licitatório, a expectativa é que Goiás tenha um transporte intermunicipal referência no País.

Confira abaixo a relação dos municípios onde serão realizadas as audiências públicas:

Iporá
Data: 18/06/2013
Horário: 14h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Iporá
Endereço: Rua R. S José, nº 1 – S. Francisco

Itaberaí                 
Data: 19/06/2013
Horário: 9h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Itaberaí
Endereço: Rua 22, Qd.48 Lt.11 Vila Leonor

Uruaçu
Data: 20/06/2013
Horário: 14h
Endereço: Plenário da Câmara Municipal – Av. Araguaia S/N Qd. 8 lt 31/33

Formosa              
Data: 21/06/2013
Horário: 14h
Endereço: Plenário da Câmara Municipal -Praça Anísio Lobo – Centro

Goiânia
Data: 25/06/2013
Horário: 9h
Endereço: Auditório Jaime Câmara, 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Catalão

Data: 26/06/2013
Horário: 9h
Endereço: Plenário da Câmara Municipal -  Rua Nicolau Abrão nº 175 – Setor Central

Goiatuba             
Data: 27/06/2013
Horário: 9h
Endereço: Plenário da Câmara Municipal – Av: Rio Grande do Sul nº 242 – Setor Bela Vista

Rio Verde
Data: 28/06/2013
Horário: 9h
Endereço:  Auditório Kleber Reis Costa – prédio da Prefeitura Municipal de Rio Verde  – Av. Presidente Vargas nº 3215 – Vila Maria

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Transporte intermunicipal terá nova licitação