Trabalhadores da Saneago entrarão em greve

Paralisação acontecerá a partir da próximna segunda-feira, 25 de junho.


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) e os trabalhadores da Saneago de todo o Estado realizaram na tarde de hoje uma assembleia para definir os rumos da campanha salarial da categoria. Ao final do ato, os funcionários deliberaram pela greve a partir da próxima segunda-feira (25).

A partir de amanhã, os trabalhadores de Goiânia e região metropolitana estarão em assembleia permanente na Superintendência Metropolitana de Negócios (Sumen) da Saneago. No interior, as assembleias permanentes serão nas sedes das regionais da estatal espalhadas pelo Estado. O objetivo é forçar a empresa a elaborar uma proposta que contemple, principalmente, a reivindicação de aumento real de salário.

Além das reivindicações trabalhistas, os funcionários ainda exigem que a Saneago cancele definitivamente o processo de subdelegação dos serviços de água e esgoto de quatro municípios goianos (Rio Verde, Jataí, Trindade e Aparecida de Goiânia). A abertura da licitação que escolheria a subdelegatária estava marcada para o dia quatro de junho e, diante da mobilização da categoria e do Ministério Público, foi adiada pelo governo.  

Campanha Salarial
Os trabalhadores enviaram à Saneago a pauta de reivindicações da campanha salarial 2012 no dia 10 de abril. A data-base da categoria é no dia primeiro de maio, porém, a estatal só marcou uma rodada de negociações após diversas passeatas feitas pelos funcionários. Diante disto, na última assembleia realizada, a categoria definiu enviar um indicativo de greve à empresa caso as reivindicações não fossem atendidas.
 
Na última quinta-feira (14), a Saneago encaminhou ao sindicato uma proposta com relação à pauta de reivindicações da categoria. A proposta está aquém dos interesses dos funcionários e, como as negociações não avançaram mais, foi marcada para a tarde de ontem uma mesa redonda entre o Stiueg e a Saneago na Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

Como as negociações permaneceram do mesmo jeito, durante a assembleia de hoje os trabalhadores decidiram aprovar alguns pontos da proposta da estatal e continuar negociando, porém, em greve.
 
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão aumento real, alterações na tabela salarial, melhoria do piso salarial da categoria que hoje é de R$1050 e manutenção das conquistas anteriores.

Compartilhe

Comente: Trabalhadores da Saneago entrarão em greve