Sessões de maio são marcadas por forte debate político

Segurança pública, assuntos parlamentares e projetos de decreto legislativo foram destaques da temporada


Aconteceu de 09 a 13 de maio a semana de Sessões Ordinárias de Maio da Câmara Municipal de Rio Verde. Com discurso de oito Vereadores em Assuntos Parlamentares, apresentação de mais de 30 novos requerimentos e 13 novos projetos, a semana também foi marcada por forte debate, principalmente sobre segurança.

Todos os requerimentos apresentados nesta temporada obtiveram aprovação por unanimidade. Já entre os projetos, foi aprovado o Projeto de Lei – PL 32/2016, que revoga lei de 2004 que doou imóvel à Associação dos Pensionistas da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares de Goiás – APPCBMGO, justificando que o lote nunca foi utilizado, apesar de ser doado, e poderá ser utilizado para outros fins pelo poder executivo, responsável pela proposta.

Também foi aprovado o PL 30/2016, de autoria do Vereador Iran Cabral (PR), que cria no âmbito do poder legislativo municipal a comenda “Luiz Hipolito de Resende”, que terá por objetivo homenagear as pessoas com relevância social e por serviços prestados como voluntários aos policiais.

Já em Assuntos Parlamentares, oito vereadores utilizaram espaço em tribuna. A Vereadora Lucia Batista (PRP) iniciou o processo criticando a administração do executivo e os gastos empenhados. Lucia aproveitou o espaço também para alertar os vereadores sobre as contas da Prefeitura, que devem ser fiscalizadas pela Câmara.

Já o Líder de Governo na Câmara, Celso Moraes (SD) e o Vereador Elecir Casagrande (SD) utilizaram o espaço para defender a atual gestão e afirmar que todas as contas da Prefeitura serão pagas e a atual gestão entregará a pasta sem dívidas.

O Vereador Paulo Henrique Guimarães (PSB) utilizou seu espaço para comentar sua administração frente à Secretaria Municipal de Turismo e também sobre os rumos políticos do país, e o Vereador Lucivaldo Medeiros utilizou o espaço para comentar a importância histórica da Loja Maçônica Estrela Rio-verdense durante seus 80 anos de existência, solicitando que a Câmara Municipal constasse em ata tal reconhecimento.

O Vereador Manoel Pereira (PSDB) utilizou seu espaço para comentar as falhas na atual administração do poder executivo, comentando as motivações que o fizeram sair da liderança de governo. Os Vereadores Luiz Alves e Anazio Airton, que fazem parte da base governista, defenderam a atual gestão em Assuntos Parlamentares e afirmaram que, mesmo com as possíveis falhas, o executivo tem feito o possível para manter uma gestão de qualidade.

As próximas Sessões Ordinárias estão marcadas para o dia seis de junho, ás 09h, no Plenário do Palácio Iturival Nascimento, você pode acompanhar no plenário ou ao vivo, pelo site rioverde.go.leg.br ou pelo aplicativo TV Câmara Rio Verde.

Segurança vira debate
Falando em segurança, a falta de investimento do executivo estadual em segurança pública da cidade virou motivo de debate na primeira Sessão Ordinária, em que todos os vereadores demonstraram esforço em continuar cobrando esta demanda para cidade.

O Presidente da Câmara, Iran Cabral (PR), fez um desabafo, afirmando sua insatisfação com a falta de atenção do Secretário de Segurança Pública e Vice-governador José Eliton com a segurança de Rio Verde. “Rio Verde não aguenta mais essa falta de segurança, e eu tenho direito de cobrar, vou continuar cobrando e vamos fazer uma audiência pública e convidar o Secretário nem que seja para esclarecer a população”.

Ascom - Câmara Municipal

Compartilhe

Comente: Sessões de maio são marcadas por forte debate político