Rio Verde ganha 1.000 vagas do Projovem Trabalhador

Programa permite que jovens da cidade façam cursos profissionalizantes e oferece auxílio de R$ 100 por mês


O superintendente de Juventude, Robson Rodrigues Garcia, participou na manhã da última terça-feira, 04, em Brasília, de audiência com a diretora do Departamento de Políticas Publicas de Juventude – DPJ/MTE, Fabiana Coutinho Saraiva Araújo.
 
A audiência teve por finalidade a entrega do projeto definitivo do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, no qual o município de Rio Verde foi contemplado com 1.000 vagas para qualificação profissional dos jovens rio-verdenses no ano de 2013, tendo um valor total de 4 milhões e cem mil reais. Vale destacar que esse programa foi liberado para apenas seis municípios brasileiros este ano.
 
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador será concedido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Rio Verde tendo por objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. O programa permitirá que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, que recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania e inserção no mundo do trabalho. O participante receberá ainda um auxilio financeiro no valor de R$ 100,00 mensais durante o período de 06 meses.
 
Segundo o Superintendente de Juventude, o objetivo é promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mercado de trabalho, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção na atividade produtiva.
 
Após o término do programa, a Superintendência de Juventude, por meio do Departamento de Empreendedorismo Juvenil, realizará o encaminhamento desses jovens para o mercado de trabalho.
 
Durante a execução das ações de qualificação social e profissional, os jovens participantes terão a oportunidade de estudar temas como: valores humanos, ética, cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho; estímulo e apoio à elevação da escolaridade, inclusão digital, visitas técnicas, palestras, mesas redondas, workshops, e aulas em laboratórios.
 
Serão oferecidos os seguintes arcos ocupacionais:

•    Administração
•    Alimentação
•    Beleza e Estética
•    Saúde
•    Telemática
•    Construção e Reparos

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Rio Verde ganha 1.000 vagas do Projovem Trabalhador