OVG comemora os 65 anos de fundação

Evento foi celebrado com um culto ecumênico


A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) completou 65 anos de existência na última terça-feira, dia 30. Para comemorar a data foi celebrado um culto ecumênico no pátio da OVG, com a presença da presidente da Organização, Valéria Perillo, coordenadores, gerentes e funcionários da instituição.

Desde que foi criada por Ambrosina Coimbra Bueno, ex-primeira-dama do Estado (esposa de Jeronymo Coimbra Bueno), a OVG vem desenvolvendo ações de amparo às pessoas de baixa renda em todos os municípios goianos, sempre tendo como principal parceiro o Governo de Goiás, além de entidades da sociedade organizada.

A história de cidadania e inclusão social da OVG passa pela confecção de uniformes para estudantes pobres e enxovais para bebês, conduzida por um grupo de mulheres católicas na época da sua fundação, em 1947, e pela realização de um conjunto de programas e ações voltadas às famílias de baixa renda.

História
A OVG foi administrada, em seus primeiros anos de existência, pela Arquidiocese de Goiás. Era um órgão de auxílio voluntário aos hospitais, maternidades, orfanatos e demais entidades de assistência social. Por determinação do então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, o também ex-arcebispo da capital, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, foi o responsável pela entidade durante anos.

Até a década de 1960, a Organização das Voluntárias de Goiás continuou sob a coordenação da Igreja Católica. Como forma de garantir mais visibilidade às ações da instituição, em 1966, a Arquidiocese de Goiânia transferiu o controle da entidade às primeiras-damas estaduais.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: OVG comemora os 65 anos de fundação