Nomeados 230 concursados da Polícia Técnico-Científica

Imediatamente após a posse, novos profissionais efetivos da Segurança Pública receberão treinamento em serviço


Os primeiros 230 aprovados no maior concurso da Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás foram nomeados na manhã desta segunda-feira (2/5) em solenidade no Teatro Basileu França, em Goiânia, presidida pelo governador Marconi Perillo e pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton. Tão logo se apresentem para o ato de posse, os novos efetivos da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) serão conduzidos a um treinamento de aproximadamente 300 horas, específico para cada uma das categorias.  
 
Foram nomeados 75 médicos legistas, 30 auxiliares de autopsia e 125 peritos criminais que reforçarão as equipes do Instituto de Medicina Legal e do Instituto de Criminalística, em Goiânia, e dos 13 núcleos de Polícia Técnico-Científica em cidades do interior do estado. Além de aumentar em quase 70% o quadro de servidores efetivos dessas áreas, permitindo que a resposta às demandas da população e das forças policiais seja mais rápida e eficiente, a chegada desses profissionais vai contribuir para equilibrar as escalas de plantão no interior. O número de servidores passa de 331 para 561.
 
O vice-governador e secretário José Eliton afirmou que este é um momento simbólico de que o estado de Goiás, mesmo numa crise severa como a que vive o país, com mais de 10 milhões de desempregados, consegue honrar seus compromissos e fortalecer a estrutura administrativa do estado. Isso, conforme ressaltou, graças ao diferencial que reside numa característica do governador Marconi Perillo que é o planejamento. “Lá em 2014, ele conseguiu enxergar o cenário de 2015 e 2016 e preparou o estado para este momento”, reforçou.
 
A solenidade contou com a presença de secretários de Estado; além de parlamentares e comandantes das forças policiais; e superintendentes da SSPAP, como a da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, que saudou os nomeados, destacando que a chegada deles irá fortalecer a instituição e todo o trabalho que ela realiza. Entidades representativas de peritos e de médicos legistas também participaram do evento.
 
Ao se dirigir aos nomeados de sua pasta, José Eliton lembrou que eles haverão de contribuir com o estado e a sociedade na preparação do futuro. “Os senhores vão ter um papel muito importante, seja para desvendar os crimes, seja para buscar soluções para evitar que novos crimes aconteçam”, disse.
 
Além de citar a queda acentuada de todos os indicadores da criminalidade, e os investimentos em inteligência, José Eliton destacou o trabalho da Polícia Técnico-Científica, por exemplo, com o banco de DNA que tem permitido identificar autoria de crimes e que é referência para o país. Segundo ele, esse banco poderá ser ainda mais fortalecido com o programa GoiásBiométrico, maior programa de inovação tecnológica de Segurança Pública, que será retomado graças ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acaba de permitir a continuidade do mesmo.
 
“São mais de R$ 35 milhões para investimentos que já estão na conta da Polícia Técnico-Científica”, afirmou. Segundo ele, o governo discutirá com a Assembleia Legislativa a possibilidade de investimentos que permitam coletar amostras para que o banco de DNA de Goiás seja o maior do Brasil. “E essa será uma missão que os senhores que estão sendo nomeados hoje terão que executar”, disse José Eliton aos novos servidores da Polícia Técnico-Científica.
 
Ao falar dos avanços da Segurança Pública, ele enfatizou que as forças policiais são compostas de homens e mulheres que fazem um trabalho de excelência e que são determinados. Lembrou que quase 20 mil toneladas de entorpecentes foram apreendidas este ano e mais de quatro mil veículos roubados foram recuperados pelos policiais. “Estamos também fechando os comércios irregulares de peças usadas e fortalecendo a inteligência, com um trabalho planejado e com a polícia atuando de maneira mais ostensiva”.

Ascom – Governo de Goiás

Compartilhe

Comente: Nomeados 230 concursados da Polícia Técnico-Científica