Marconi perde em cidades grandes e redutos históricos

O principal exemplo dessa derrocada é Rio Verde


O governo de Goiás se apressou em comemorar o resultado das eleições do último domingo, 2, nos 246 municípios goianos. Uma análise rasa pode até sugerir desempenho vitorioso para os partidos da base de sustentação do governador Marconi Perillo (PSDB), que passou longe dos palanques devido o enorme desgaste que acumula. Porém, uma observação mais detalhada aponta para um enfraquecimento do tucano em municípios com maior número de eleitores e redutos em que seus aliados detinham o poder há anos.

O principal exemplo dessa derrocada é Rio Verde, no sudoeste do Estado. A vitória de Paulo do Vale (PMDB) pôs fim a uma hegemonia dos partidos governistas que já durava mais de duas décadas na cidade. Os deputados Heuler Cruvinel (PSD) e Lissauer Vieira (PPS), aliados do Palácio das Esmeraldas, foram derrotadas com ampla margem de votos. O panorama não foi diferente nas principais cidades da região como Mineiros, Quirinópolis e Santa Helena. A exceção foi Jataí.

Marconi também viu seus aliados naufragarem em outros centros importantes. Em Goianésia, no Vale do São Patrício, a família do ex-governador Otávio Lage jamais havia perdido uma eleição em que um dos filhos do ex-governador estivesse diretamente envolvido na disputa. A invencibilidade foi perdida no domingo quando o deputado Renato de Castro (PMDB) venceu o prefeito, candidato à reeleição, Jalles Fontoura.

Um dos mais próximos aliados do governador, o prefeito de Catalão Jardel Sebba (PSDB) foi massacrado nas urnas. O tucano foi derrotado pelo deputado estadual Adib Elias com uma margem superior a 23 mil votos, a maior da história de Catalão. Outro deputado peemedebista, Ernesto Roller também impôs derrota avassaladora aos aliados de Perillo em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Na cidade, Marconi jamais havia visto um aliado ser vencido.

No total, a oposição a Marconi venceu em 7 colégios eleitorais importantes, incluindo Aparecida de Goiânia, a segunda cidade com maior número de eleitores. E esse número pode ser ampliado se o ex-prefeito Iris Rezende, que venceu o primeiro turno em Goiânia, confirmar a vitória em segundo turno.

Goiás Real

Compartilhe

Comente: Marconi perde em cidades grandes e redutos históricos