Lissauer participa de Fórum em Brasília que oficializa consórcio econômico 'Brasil Central'

Grupo de governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, que tem como presidente Marconi Perillo, buscará fomentar o crescimento das unidades federativas e da região por meio do aumento da competitividade econômica dos estados e do DF


O deputado estadual Lissauer Vieira (REDE), e outros parlamentares, secretários de Estado e lideranças políticas do Centro-Oeste, participaram no último dia 10 de novembro da 5ª reunião do Fórum de Governadores Brasil Central, realizada em Brasília. A reunião contou com a participação dos chefes do Executivo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; e de Rondônia, Confúcio Moura.

O grupo elegeu o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), como presidente da entidade. E oficializou a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, bloco econômico formado pelo Distrito Federal, os estados do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia. A associação de governadores busca fomentar o crescimento das unidades federativas e da região por meio do aumento da competitividade econômica dos estados e do DF.

“Realizar gestão pública é uma tarefa difícil e em época de crise financeira e política, como agora, esse pleito se torna ainda mais complicado. Entretanto, com empenho e parcerias como essa dos governadores, capitaneada pelo nosso governador Marconi Perillo, comprova que a criatividade e a força de vontade, podem romper as barreiras das dificuldades”, observou o deputado Lissauer Vieira.

A organização terá sede em Brasília e contará com autonomia administrativa e financeira, com patrimônio e receita próprias. A criação do grupo econômico foi anunciada em julho passado. A ideia é que a parceria trabalhe inicialmente em seis frentes principais: agropecuária, educação, empreendedorismo, industrialização, inovação e logística.

 “A partir de agora também vamos buscar recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e poderemos participar de eventos internacionais de forma consorciada para que fique mais barato para todo mundo, e assim teremos mais chances de conseguir investimentos para toda a região”, disse Rollemberg, governador do DF.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Lissauer participa de Fórum em Brasília que oficializa consórcio econômico 'Brasil Central'