Heuler participa do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário

Propostas para 2015/2016 foram apresentadas pela ministra Kátia Abreu


Na manhã de terça feira 2 de junho, o deputado federal Heuler Cruvinel participou da cerimônia de abertura do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016, do Ministério da Agricultura, no Palácio do Planalto. A ministra de Estado da Agricultura, Kátia Abreu, apresentou as propostas para melhoria do escoamento da safra deste setor tão importante para a economia do país.

Como destaque, serão disponibilizados mais recursos para custeio, comercialização e investimento no setor, melhores condições de acesso ao crédito, atenção especial ao médio produtor, mais incentivos para infraestrutura, logística, irrigação, inovação e desenvolvimento sustentável e atualização dos preços mínimos de vários produtos.

Serão liberados R$ 187,7 bilhões para o Plano. Esse valor é cerca de 20% superior ao da safra passada, onde foram liberados R$ 156,1 bilhões aos produtores rurais.

A iniciativa do governo abre crédito para agricultores de todo o país investirem na produção de alimentos e insumos. O dinheiro poder ser usado para compra de equipamentos agrícolas e para o melhoramento da infraestrutura nas propriedades rurais.

As taxas de juros para os médios produtores ficarão em 7,75% ao ano (para custeio) e 7,5% ao ano (para investimento). No caso dos empréstimos de custeio para agricultura empresarial, a taxa definida do Plano Agrícola ficou em 8,75% ao ano, enquanto os demais programas de investimento terão taxas de 7% a 8,75% ao ano.

Kátia Abreu declarou que os ajustes propostos pelo governo para reequilibrar as contas públicas e reduzir gastos, não são somente cortes, mas também significam aumento nos investimentos.

Além do crédito aos produtores rurais, o governo deve lançar neste mês o Plano Nacional de Exportações, o Plano de Concessões em Infraestrutura e Logística e a terceira etapa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Heuler participa do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário