Governo promete investir na recuperação de usuários de drogas

Cidade de Rio Verde pode ganhar um Credeq


O primeiro Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) está sendo construído na Avenida Copacabana, em Aparecida de Goiânia. O local fica dentro da área da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus). O terreno tem 99 mil m² e serão 10 mil m² de área construída. O valor estimado da obra é de R$ 19,8 milhões, recursos do tesouro estadual.

A concepção do Credeq prevê uma estrutura dividida em três núcleos de atendimento separados por faixa etária, infantil, adolescente e adulto. Além disso, também haverá um Centro de Atenção Psicossocial, Casa de Desintoxicação com Sala de Reanimação, Casa de Acolhimento Transitório com cultivo de hortas e outras atividades ocupacionais. “Cada Credeq deverá ter em torno de 90 vagas. É um local no qual a pessoa que tem dependência química vai passar um período de no máximo três meses. O de Aparecida de Goiânia já está com mais de 40% da obra concluída”, destaca o secretário de Saúde, Halim Antônio Girade.

Ambiente acolhedor
Todas as casas terão 12 leitos. O projeto prevê extensa área verde, esportiva e também áreas para lazer e recreação, com quadras e piscinas. Uma Biblioteca, Sala de Computação e praças de convivência também serão montadas. O objetivo é fazer com que os internos sejam acolhidos num ambiente confortável e arejado para que se sintam em casa. “O mais importante é que haverá, ao lado do Credeq, um ambulatório onde o paciente que sair da internação receberá o devido acompanhamento, o que vai contribuir para a sua ressocialização, que é o principal objetivo do Credeq”, salienta Girade.

O Credeq tem a proposta de internação para 90 pacientes. Este é o primeiro de um total de seis unidades que serão construídas também em Morrinhos, Caldas Novas, Rio Verde, Formosa, e Quirinópolis, com o processo de licitação em andamento. A expectativa é de que sejam construídos mais quatro Credeqs em regiões estratégicas do Estado. As unidades adicionadas ao projeto também serão entregues ainda no atual governo, porque as obras duram cerca de 12 meses.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Governo promete investir na recuperação de usuários de drogas