Governo lança parque tecnológico em Aparecida

Governador Marconi Perillo, prefeito Maguito Vilela e secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, lançaram nesta quinta-feira o complexo "Inova Aparecida"


O governador Marconi Perillo lançou nesta quinta-feira (11), em solenidade no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o terceiro parque tecnológico do Estado, o Inova Aparecia (Inov@parecida), que está em implantação em Aparecida de Goiânia, às margens do Anel Viário, na região do Distrito Industrial do município. O empreendimento tecnológico será executado por um consórcio que reúne os grupos empresariais JC Investimentos S/A, Grupo Terra e RC Empreendimentos Imobiliários.

O empreendimento é privado, mas a viabilidade de sua instalação só é possível graças às regras estabelecidas pelo Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), que vincula a concessão dos incentivos fiscais (desconto de 98% no ICMS) à instalação de empresas não poluidoras e que tenham a pesquisa e desenvolvimento entre suas atividades finalísticas – ou seja, produzam conhecimento capaz de melhor a produção e a produtividade. Outros dois Parques Tecnológicos estão em implantação em Goiás: um no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outro na região do Daia, em Anápolis – ambos estão credenciados no Programa Goiano de Parques Tecnológicos.

Além de garantir isenção de 98% do ICMS para as empresas que se instalarem no Parque, o governo do Estado implantará no local unidade do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), que oferecerá educação profissional de nível médio e superior, além de suporte tecnológico, como laboratórios.

Marconi afirmou que o Inova Aparecida é um complexo industrial que “agregará muito valor” à economia de Goiás e do Brasil. Ele destacou a importância estratégica do município para o crescimento econômico de Goiás. “É um polo estratégico de investimentos, especialmente por sua localização no Eixo de Desenvolvimento Goiânia-Brasília”, argumentou, ao ressaltar que Aparecida de Goiânia conta com acesso às BRs-153 e 060 e abriga hoje um dos maiores parques industriais do Centro-Oeste.

O governador aproveitou para reafirmar as parcerias com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e elogiou o “comportamento republicano” do prefeito Maguito Vilela (PMDB). “Esse parque é um divisor de águas no desenvolvimento de Aparecida de Goiânia”, sublinhou Marconi.

Com os parques e condomínios tecnológicos, destacou o governador, o governo de Goiás contribui decisivamente para a instalação de empresas de altíssimo valor agregado, centros de pesquisas e atração de massa crítica. Marconi destacou que a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapego) destinou este ano R$ 200 milhões para projetos de inovação tecnológica e de pesquisas.

Maguito
O prefeito Maguito Vilela agradeceu o governador pelas obras que o Estado desenvolve no município, segundo ele estratégicas para consolidação de Aparecida de Goiânia como uma das cidades que mais crescem no País. Maguito listou cada uma das obras em parceria com Estado, com destaque para a iluminação da BR-153, construção da Avenida da Paz, investimentos em saneamento básico, expansão dos polos industriais, descolamento da BR-153 do perímetro urbano, além do compromisso, feito pelo governador na solenidade, de construção do Centro de Cultura e Convenções na cidade. “Aparecida dará um salto inimaginável, com investimentos próximos a R$ 700 milhões”, afirmou o prefeito.

O Inova Aparecida é um parque tecnológico privado, com 235 mil metros quadrados de área. Foi planejado para atender as demandas por áreas e serviços tecnológicos e de apoio a empresas inovadoras, principalmente aquelas com foco nos setores de tecnologia da informação e comunicação, higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, energias alternativas e eficiência energética.

Participaram da solenidade, além do governador, do vice-governador José Eliton e do prefeito Maguito Vilela, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Faiad, líderes políticos e empresariais de Aparecida de Goiânia, o deputado estadual eleito Manoel de Oliveira (PSDB), o reitor da UEG, Haroldo Reimer, representantes da UFG, PUC, Alfa, Uni Evangélica, dentre outras instituição de ensino superior.

Goiás 247

Compartilhe

Comente: Governo lança parque tecnológico em Aparecida