Governo discute vagas para ensino profissionalizante

Governo de Goiás pretende pactuar novas vagas para que os cursos de qualificação cheguem aos 246 municípios goianos


O Governo de Goiás, através da Secretaria de Cidadania e Trabalho (Sect), realiza na próxima segunda-feira, dia 25, a partir das 9 horas, de reunião do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para ampliar o ensino profissionalizante gratuito em Goiás. O evento tem parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, já que o programa é do Governo Federal executado pelos governos dos Estados nos municípios.

O governador Marconi Perillo e o secretário Henrique Arantes, participam da reunião no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.  O objetivo é pactuar novas vagas para execução de cursos de qualificação nos 246 municípios. Quase cem prefeitos confirmaram participação no evento, além de secretários de Estado, deputados estaduais e federais.

 “Há um interesse maior em Goiás, devido à construção da Ferrovia Norte/Sul que passará por 22 municípios goianos, com grande contratação de mão de obra e a Sect fará a intermediação do programa nos municípios para qualificação desses trabalhadores”, explicou o secretário Henrique Arantes. Ele afirma que o Governo de Goiás não tem poupado esforços para a execução do programa de qualificação, já que é um canal importante para a economia do Estado.

Para a reunião foram convidados todos os prefeitos e gestores de assistência social do Estado, além das unidades ofertantes do chamado Sistema ‘S’  (que tem como finalidade qualificar e promover o bem-estar social e disponibilizar educação profissional de qualidade por meio de suas 11 instituições, entre elas Senac, Sebrae, Sesi) e institutos federais. A expectativa é de que mais de 400 pessoas participem do evento, com presença de representantes também do MDS. O diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Luiz Muller, afirma que as vagas do Pronatec em Goiás são pactuadas a cada trimestre, mas agora o número de trabalhadores qualificados será ampliado para atender a demanda da Norte/Sul.

Inscrição
Podem se inscrever trabalhadores de baixa renda, desempregados, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico. Inicialmente, a obra que começou no Maranhão, passou pelo Tocantins e agora chega a Goiás, terá continuidade em cinco municípios: Goiânia, Itumbiara, Quirinópolis, Rio Verde e Santa Helena.

Os tipos de cursos ofertados serão definidos a partir do perfil exigido pelas construtoras para execução da obra. As construtoras possuem um histograma da Ferrovia informando quantas vagas serão abertas por mês, e a Sect realizará a pactuação junto aos ofertantes do Sistema S, institutos federais e Sectec.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Governo discute vagas para ensino profissionalizante