Governador quer Goiás entre os cinco mais competitivos

Ao lançar o programa Goiás Mais Competitivo, Marconi Perillo (PSDB) falou em nova agenda de curto e médio prazos para alcançar essa nova meta


O governador Marconi Perillo (PSDB) lançou ontem o programa Goiás Mais Competitivo, que prevê a criação de uma agenda de atuação governamental de curto e médio prazos, com o objetivo de colocar o Estado entre os cinco mais competitivos do Brasil.

O lançamento ocorreu no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico e contou com a presença de autoridades e empresários. Goiás será o primeiro Estado do País a acompanhar em tempo real a execução de projetos em todas as suas áreas finalísticas e a situação dos principais indicadores por meio de uma Central de Resultados, buscando, a partir dessa radiografia, melhorar as ações e os rumos do trabalho.

O acompanhamento e a execução das metas prioritárias para fazer o Estado galgar posições no ranking nacional de competitividade serão realizados pelo governador em uma sala de monitoramento, montada no 10° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

A Central de Resultados contará com painéis interativos com informações sobre o andamento de políticas públicas definidas como prioritárias, auxiliará os órgãos do governo na execução dos projetos definidos como prioritários pelo programa e contribuirá para se obter maior eficiência na aplicação de recursos públicos, explicou Marconi.

A primeira fase do programa, que corresponde a um diagnóstico situacional, está sendo concluída. A consultoria Macroplan, acompanhada pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), analisou 122 indicadores do Estado, sendo 77 aprofundados, principalmente das áreas de saúde, educação e segurança.

Deste trabalho, saíram 16 programas prioritários. “Agora, vamos definir metas, ações e projetos que vão dar vida a estes programas prioritários junto às áreas fins (secretarias) nos próximos dias. A execução dessas metas será acompanhada pela Sala de Resultados”, explicou o secretário de Planejamento Thiago Peixoto.

Reuniões
A ideia do governador é que sejam realizadas reuniões mensais para avaliar o cumprimento das metas, diretamente da Sala de Resultados.

“Temos dois desafios aqui e no Brasil: melhorar escolaridade e produtividade. O Inova Goiás, por exemplo, vai melhorar e contribuir com o avanço das duas áreas fins. Vamos acompanhar sua evolução daqui. O Goiás Competitivo eu vou coordenar pessoalmente. Teremos reuniões de 30 em 30 dias com total apoio dos secretários”, destacou.

O trabalho a ser realizado na Central de Resultados será complementado por um Conselho Executivo, composto por lideranças empresariais de destaque nacional: Luiz Fernando D’Avilla, do Centro de Liderança Pública (CLP), Fábio Barbosa (ex-Editoria Abril e Santander), Cláudio Gastal (Movimento Brasil Competitivo), além do governador Marconi Perillo.

O Hoje

Compartilhe

Comente: Governador quer Goiás entre os cinco mais competitivos