Gestão de 50 ginásios de esportes passa para as prefeituras

Cerimônia de transferência aconteceu na terça-feira


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), oficializou nesta terça-feira, dia 10, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a transferência de gestão de 50 ginásios de esportes para 46 prefeituras. Na ocasião, foram entregues também aos prefeitos cheques Mais Moradia modalidade Comunitário, no valor de R$ 50 mil cada.

O governador Marconi Perillo afirmou que a transferência da administração desses espaços significa dimensionar a aplicação de dinheiro público. “Nós temos que nos esforçar para simplificar as coisas. Pensando em uma forma criativa, mais barata e conjunta, nós chegamos a conclusão de que o melhor caminho seria a destinação aos prefeitos, independente de partido, porque os ginásios ficam nas cidades e é nas cidades que as pessoas precisam desse equipamento. O Estado está fazendo sua parte não só transferindo a administração, mas dando condições para os seus munícipes tocar esses espaços”, ressaltou.

Durante discurso, Marconi agradeceu o empenho da secretária Raquel Teixeira em se desdobrar em três áreas de difíceis atuações e lembrou da recente entrega de 50 ônibus para escolas do Estado e a assinatura de ordens de serviço para a construção de quadras cobertas e reformas das unidades.

Maior integração
A secretária Raquel Teixeira, da Seduce, acredita que, com a medida, os ginásios retomarão o conceito de espaços de integração social. “O município tem mais condições de acompanhar, fiscalizar, manter e mobilizar a população para usufruir de um espaço que é dela. A tendência do sistema federalista é dar condições para que as coisas aconteçam localmente. Eu aposto muito que, com a administração local, a situação desses locais vai mudar para melhor. É um jogo de ganha-ganha”, ressaltou a secretária.

Raquel também informou que após o ano eleitoral as áreas onde os ginásios estão construídos serão doadas definitivamente para os municípios. “Agora estamos fazendo a cessão de uso, mas no próximo ano faremos a transferência de escritura para os prefeitos. Nós queremos que os ginásios de esportes passem a ser parte vibrante do dia a dia da cidade”, complementou.

Mais transferências
Esta foi a primeira etapa da cessão de uso, que transferiu 50 ginásios de esportes para 46 prefeituras. De acordo com o superintendente executivo de esporte da Seduce, Junior Vieira, ainda este ano outros 100 ginásios serão entregues para as prefeituras. “Serão 50 em junho e outros 50 em julho. Já no ano que vem, serão mais 100 transferências, totalizando assim 250 estruturas administradas definitivamente pelas prefeituras. Administrados pelo agente correto, esses espaços serão colocados à disposição da população também de forma adequada”, afirmou.

Junior Vieira contou que os ginásios foram construídos na década de 90 e hoje muitos estão precisando de grandes reformas e cuidados. “Nós estamos fazendo uma parceria com os municípios, onde o Estado entra com os cheques, a prefeitura entra com a mão de obra e quem ganha é a população. Dessa forma, otimizamos recursos e oferecemos espaços de lazer e esporte para a comunidade local”, enfatizou.

Cheques Reforma
O investimento do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), na reforma dos ginásios é de R$ 2,5 milhões. O Cheque Comunitário deve ser utilizado para a compra de materiais básicos de construção, de estrutura e vedação, de instalação ou acabamento.

Os municípios devem aplicar os recursos de imediato e a utilização da verba será fiscalizada por equipes técnicas da Agehab. Para o presidente da agência, Luiz Stival, o governo está cumprindo seu objetivo de investir em esporte e lazer nos municípios. “Isso é política de inclusão, com criação de uma rede de proteção social para as famílias. Com esses equipamentos em perfeitas condições de uso, os municípios abrem espaço para a comunidade para a prática de esportes e criam alternativas de lazer para a população. Nós estamos unindo forças em prol de um bem comum”, frisou Stival.

O vice-presidente da Agência Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Vianópolis, Issy Quinan, afirmou que o cheque foi essencial para transformar o ginásio da cidade em um espaço de convivência. “Nós daremos inicio imediato às obras do ginásio de nossa cidade e traremos mais um benefício para nossa população”, disse.

Na cidade de Piranhas, o ginásio que não era utilizado há mais de seis anos já está passando por reformas. “Esse recurso que está vindo será essencial para dar continuidade a nossa reparação e será aplicado na troca do piso e na pintura. Com essa transferência de gestão, nós ganhamos mais autonomia para manter, fiscalizar, conduzir os espaços públicos da maneira correta e até investir dinheiro da prefeitura no espaço que agora é nosso”, finalizou André Ariza, prefeito da cidade.

Municípios beneficiados

Acreúna, Aloândia, Alvorada do Norte, Aragoiânia, Barro Alto, Bom Jesus de Goiás, Britânia, Buriti Alegre, Caçu, Caldas Novas, Carmo do Rio Verde, Chapadão do Céu, Cromínia, Damolândia, Doverlândia, Edealina, Goianira, Guaraíta, Itaguari, Itaguaru, Itajá, Itarumã, Itumbiara, Leopoldo de Bulhões, Monte Alegre de Goiás, Morrinhos, Mozarlândia, Palmelo, Palminópolis, Petrolina de Goiás, Piranhas, Rianápolis, Santa Helena de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Miguel do Araguaia, Silvânia, Trindade, Varjão e Vianópolis.

Compartilhe

Comente: Gestão de 50 ginásios de esportes passa para as prefeituras