Friboi aposta em apoio de Iris Rezende

Empresário espera “benção” de cacique peemedebista para disputar governo de Goiás em 2014


Publicado no Jornal Opção. Disponível no link: http://www.jornalopcao.com.br/posts/bastidores/junior-do-friboi-acredita-que-tera-o-apoio-de-iris-rezende-para-disputar-governo-do-estado

Ao deixar a casa do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, na sexta-feira, 10, o empresário Júnior do Friboi confidenciou a um grupo de aliados que está “convicto” de que o líder máximo do PMDB não planeja disputar o governo do Estado e que poderá apoiá-lo.

Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, Friboi expôs suas ideias e ouviu a exposição sucinta de Iris. Este frisou que não quer deixar os peemedebistas “desamparados”. Por exemplo: se o em¬presário não demonstrar competitividade, ficando atrás do governador Marconi Perillo e do empresário Vanderlan Cardoso, é possível que Iris, que lidera as pesquisas, seja o candidato ou então lance o prefeito Paulo Garcia, do PT.

Da conversa com Iris, Friboi extraiu ao menos três lições. Primeiro, precisa viabilizar-se (Iris disse isto com todas as palavras) — o que significa unir a base peemedebista e, ao mesmo tempo, aglutinar o PT. Segundo, precisa mostrar-se ao Estado, apresentando suas ideias, para que possa aparecer nas pesquisas. Terceiro, tem de criar coragem e fazer uma crítica mais consistente ao governo de Marconi.

Mesmo admitindo apoiar Friboi, Iris reafirmou que não vai à sua filiação na quarta-feira, 15, na Assembleia Le¬gislativa. Ele relembrou os casos de Henrique Meirelles — que, com medo de enfrentar Marconi Perillo, depois de examinar seus índices (baixos) nas pesquisas, saiu da raia e atacando Iris, assegurando que seu tapete havia sido puxado — e de Vanderlan Cardoso, que, antes de qualquer decisão do partido, “caiu fora”, alegando esvaziamento.

Iris contou a Friboi que prefeitos e líderes do interior o têm procurado para saber como se posicionar em relação ao empresário. O ex-prefeito garantiu que tem orientado o pessoal a ir à filiação e que vai participar de todos os encontros regionais do partido, ao lado de Friboi. Segun¬do o empresário, Iris quer que ele emplaque.

Posicionamento mais firme de Friboi
O grupo irista avalia que o empresário tem de melhorar sua retórica e precisa admitir que deve ser assessorado. Em geral, o acionista da JBS Friboi fala, mas não argumenta e não apresenta um raciocínio lógico. “Ele precisa de mais bagagem. Como não vai adquirir cultura de uma hora para outra, pelo menos tem de aceitar que deve ser ‘treinado’. Mas há uma coisa positiva: Friboi tem carisma e, por isso, tem facilidade de conversar com o povo. Mas, no palanque eletrônico, se não for bem orientado, tende a passar a imagem de ‘despreparado’. Ele fala de maneira disparatada, como se não coordenasse as ideias. A TV é cruel com articula mal, com quem não percebe que há um tempo certo”, diz um peemedebista da velha guarda. “Até fisicamente é meio desengonçado, às vezes parece um ‘frangão de granja’”, afirma o peemedebista.

Seguindo orientação do vice-presidente da República, Michel Temer, Friboi já contratou marqueteiro e está fazendo pesquisas. Por enquanto, está mal — não chega a 5% das intenções de voto. Iris, em algumas pesquisas, supera os 40%, com Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso disputando o segundo lugar.

Compartilhe

Comente: Friboi aposta em apoio de Iris Rezende