Friboi aguarda notificação para recorrer de expulsão

Advogado do empresário confirma que recurso será protocolado junto ao diretório nacional do PMDB para reformar decisão do Conselho de Ética estadual


A defesa do empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi (PMDB), aguarda a notificação formal da expulsão do peemedebista para entrar com recurso no diretório nacional do partido. A informação é do advogado do empresário, Felipe Melazzo, que ressaltou à reportagem do jornal O Hoje a intenção de converter a situação.

Júnior Friboi foi expulso pela Comissão de Ética do PMDB no dia 22 de junho, por ter apoiado na eleição passada o então candidato Marconi Perillo (PSDB), adversário do governadoriável peemedebista, Iris Rezende. Apesar de ter participado da reunião, que aprovou o requerimento que solicita o desligamento compulsório de Júnior, o advogado afirmou que é necessária a formalização pessoal e documentada da notificação.

“Não consta nos autos o prazo para o recurso. Sendo assim, vamos aguardar a entrega de um documento oficial para que seja estabelecido o tempo cabível para a defesa”, destacou Melazzo.

Conselho
Os integrantes da Comissão de Ética do PMDB entendem que a notificação foi realizada imediatamente, já que o advogado acompanhou a votação e assinou a ata. Por conta da divergência nos fatos, porém, a defesa deverá reunir com representantes da Comissão para regularizar a situação.

A expectativa é que a formalização do ato seja feita até o final da semana. A partir de então, o prazo para que Júnior do Friboi recorra ao diretório nacional é de 10 dias.

Apesar de não confirmar a decisão sobre o recurso, Felipe Melazzo ressaltou a intenção do empresário. “Nós entendemos que não foi feito nada errado e que a expulsão seria injusta. É provável que iremos recorrer. O objetivo é esse”.

Aliados de Friboi dentro do PMDB, no entanto, acreditam que a melhor saída seria a filiação em outro partido. O ex-deputado Sandro Mabel (PMDB) é um dos que defende que o melhor caminho é evitar maiores constrangimentos. Mabel é ligado a Júnior, mas também foi um dos principais coordenadores da campanha do ex-governador Iris Rezende (PMDB) no ano passado.

Como divulgado no último domingo, outros friboizistas também consideram filiação do empresário ao Pros, o que causaria a transferência em massa de prefeitos e lideranças no interior do estado.

Júnior Friboi não atendeu as ligações da reportagem nem retornou até o fechamento desta edição.

Embate
O deputado estadual José Nelto (PMDB) afirmou que, independente de recurso, a decisão do PMDB estadual está tomada. “O Júnior foi expulso do partido em uma votação democrática. Não há o que recorrer. Até porque, o diretório nacional não podere atropelar uma decisão regional”, disse.

Nelto considera que a permanência do empresário no partido é um desrespeito e garantiu deixar a legenda no caso de uma inversão do cenário. “Se o PMDB nacional não respeitar nosso posicionamento e determinar a permanência do Júnior, eu saio na mesma hora do partido”, ressaltou o deputado estadual.

O Hoje

Compartilhe

Comente: Friboi aguarda notificação para recorrer de expulsão