Frente Parlamentar do Agronegócio fez reunião

Evento aconteceu durante Tecnoshow 2015


A possibilidade da redução do ICMS do óleo diesel ao produtor rural, a criação do Fundo de Incentivo à Cultura da Soja, a escassez e qualidade ruim da energia e o atual modelo do seguro rural foram alguns dos pontos debatidos durante a segunda reunião da Frente Parlamentar de Agronegócio da Assembleia Legislativa. O evento realizado em parceria com a Comissão de Grãos da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (FAEG) aconteceu ontem, 13, no estande do sistema FAEG, montado na Tecnoshow Comigo em Rio Verde.

O atual presidente da Frente do Agronegócio, deputado estadual Lissauer Vieira (PSD), filho de produtores rurais, abriu a reunião discorrendo sobre um projeto que pretende sugerir ao Governo do Estado, que é a desoneração do ICMS sobre o óleo diesel aos produtores e transportadores do Estado. “O incentivo a redução da alíquota do ICMS do óleo diesel terá impacto positivo de um dos maiores custos operacionais da lavoura aos produtores, proporcionando assim um maior investimento na produção que, por consequência, elevará a produtividade, gerando mais divisas para o Estado e diminuindo o valor do alimento ao consumidor final”, argumentou.

Lissauer reafirmou, em um auditório com mais de 50 pessoas ligadas ao campo, que o produtor não pode mais ser visto apenas como um homem simples, mas como um empresário, seja pequeno ou grande. Para isso, ele levantou questões como a necessidade de investimento em assistência técnica e da concessão, por parte do governo estadual, de mais suporte ao pequeno produtor rural. “Como disse a ministra Kátia Abreu: o pequeno e médio produtor não quer benesses e sim oportunidade de trabalho e de crescer”, lembrou o parlamentar.

“Apenas 15% dos produtores no Estado estão nas categorias A e B, ou seja, 85% dos produtores estão nas classes C, D e E. A nossa meta, acima de tudo, é fazer com que parte desses produtores das classes D e E subam para a C e os da Classe C para B e A”, completou o presidente da FAEG, José Mário Schreiner”.

 O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás) e vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, discorreu sobre a criação do Fundo de Incentivo à Cultura da Soja, que será gerido por um Conselho formado por diversos segmentos organizados da sociedade e dos poderes constituídos. “Precisamos de leis que possibilitem o crescimento da produção, aumento de empregos e, como consequência, geração de renda. Também vamos buscar a implantação do Fundo da Soja, para atender a pesquisa, assistência técnica e os pequenos produtores”, disse.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Frente Parlamentar do Agronegócio fez reunião