Eleições 2014: Vilmar Rocha promete faculdades de medicina

Candidato ao senado quer acabar com a falta de profissionais da área no estado


Uma das principais propostas do candidato Vilmar Rocha (PSD) para o Senado atinge diretamente duas áreas prioritárias para a população de Goiás. O deputado federal quer propor a criação de quatro novas faculdades de medicina no Estado, “de forma planejada, pensada e que atendam regiões já com estrutura e demandas para receber os cursos”.

“O problema da falta de médicos no Brasil é crônico. Ações paliativas como o Mais Médicos não adiantam”, explica o candidato. “Precisamos universalizar a presença dos médicos no Brasil. O investimento em faculdades de medicina no interior do Brasil atuaria nas diversas frentes de melhoria da saúde pública e também da educação e qualificação profissional”, completa.

A proposta de Vilmar Rocha foi baseada em dois pilares. O primeiro é a alta demanda de várias cidades de Goiás pelo curso. O segundo é algo que ele considera um “grande paradoxo”: hoje, existem mais de 2 mil goianos estudando medicina em países como Bolívia, Cuba e Argentina. “O Brasil hoje importa médicos desses países, mas exporta estudantes!”, justifica o deputado federal. “Precisamos manter esses estudantes aqui, em suas cidades, regiões. Formar médicos nos locais onde eles residem faria com que eles atuassem em suas regiões de origem, mantendo esses jovens próximos a suas famílias”, argumenta.

Segundo Vilmar, a criação dessas novas faculdades de medicina em Goiás não será realizada de forma indiscriminada. “A ideia é ampliar em cidades onde existem polos da UFG, UEG e PUC-GO ou mesmo em cidades que já contam com uma estrutura para tanto, claro que com o apoio e os investimentos necessários”, esclarece, acrescentando que as novas faculdades atenderiam as diferentes regiões do Estado.

Professor universitário, o deputado federal acredita e aposta na “universalização do conhecimento e na presença de médicos no interior do Estado, com faculdades bem estruturadas, como forma de descentralizar e melhorar o atendimento à população”.

“A saúde precisa de soluções modernas e inovadoras de gestão. Aqui em Goiás participamos desta revolução com a participação da sociedade civil, com a decisão política e acertada do governador Marconi Perillo de transferir a gestão dos hospitais para as OSs”, afirma Vilmar. “Neste país continental, a sociedade civil tem que ser acionada, com apoio e controle. Nós acreditamos nisso e nessa ideia de novos cursos para melhorar a saúde em Goiás”.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Vilmar Rocha promete faculdades de medicina