Eleições 2014: Vanderlan quer combater desemprego

Socialista destacou que ainda existe em Goiás um número grande de pessoas desempregadas e que isso acontece muitas vezes por falta de qualificação


O candidato ao governo do PSB, Vanderlan Cardoso, propôs o projeto Qualificar Agora, que integra o Eixo de Desenvolvimento Social, Cidadania e Cultura, do Plano de Metas. O governadoriável, que cumpriu agenda nas cidades de Catalão e Ouvidor, afirmou que o objetivo é capacitar pessoas para o mercado de trabalho, e gerar emprego e renda.

O projeto é composto por três subprojetos: Mapa do Emprego, Qualificar e Crescer e Aprender com Responsabilidade. “O objetivo do Mapa do Emprego é identificar a oferta e a demanda de emprego a partir das informações cadastradas nas bases de instituições como o Sine, Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Sest e outros), de associações e cooperativas”, assegurou o socialista.

Já o Qualificar e Crescer oferecerá capacitação profissional completa para pessoas de baixo poder aquisitivo, por meio de cursos com duração mínima de 100 horas. “Os cursos serão definidos de acordo com áreas deficitárias, identificadas pelo Mapa do emprego. Após essa capacitação, o profissional será indicado para o mercado de trabalho”.

Na proposta, Vanderlan destacou que o Aprender com Responsabilidade Social será uma forma de instruir e ao mesmo tempo exercer a responsabilidade social. “O material de estudo dos alunos serão eletrônicos com defeitos, móveis para reestruturação, computadores, dentre outros, destinados por instituições filantrópicas para recuperação e que posteriormente devolvidos. Caso sejam irrecuperáveis, o destino é a reciclagem”.

O governadoriável ressaltou que os projetos se completam. “Existem pessoas desempregadas e empresas que precisam de profissionais.  Diante de tantas ofertas de emprego, ainda há um grande número de desempregados. Faltam pessoas qualificadas para exercer essas funções, mas também faltam oportunidades para que essas pessoas se qualifiquem”.

Vanderlan ainda destacou que há sempre alguém que está à procura de emprego e que os programas ajudarão na profissionalização de quem precisa e também no acompanhamento à vaga em vista.

“Essa é uma realidade que está muito próxima de todos nós. Por outro lado, as empresas reclamam que não conseguem recrutar profissionais para preencherem as vagas oferecidas ou demoram meses para encontrar o perfil ideal, prejudicando a atividade empresarial. Nosso plano resolverá essas questões”.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Vanderlan quer combater desemprego