Eleições 2014: Prefeitos tentam convencer Friboi

Se empresário resistir em retomar candidatura ao governo, os líderes municipalistas vão atrás de Iris. Eles querem que decisão saia logo para superar crise no PMDB


Após quatro horas de reunião fechada na sede da Associação dos Bancos de Goiás (Asban), um grupo de 22 prefeitos do PMDB decidiu procurar o empresário Júnior Friboi (PMDB) em uma última tentativa para que ele retome sua pré-candidatura. Apesar de a grande maioria ter declarado anteriormente apoio ao empresário, a novidade ficou por conta da flexibilidade dos peemedebistas, que já cogitam apoio ao ex-governador Iris Rezende (PMDB).

“Vamos buscar o Júnior. A vontade da maioria é que esta seja a prioridade. Se ele não aceitar, porém, procuraremos outra liderança que, provavelmente, será Iris Rezende. O que não podemos deixar é que o partido continue sangrando com a desunião. A decisão precisa ser tomada e não queremos chegar às convenções com uma disputa interna. Chegaremos unidos e com único nome”, declarou o prefeito de Panamá, Divino Alexandre, um dos organizadores do encontro.

Dos 22 presentes na ocasião, apenas três eram defensores da postulação prioritária do ex-governador. O prefeito de Crixás, Orlando Naziozeno, que é um dos “iristas”, concordou com a iniciativa de buscar o diálogo com Júnior, mas ressaltou sua avaliação de que Iris é o melhor candidato. “Foi uma decisão da maioria e eu concordei. Mas defendo o ex-governador como o nome do partido”, disse.

Divino Alexandre lembrou que o momento é de diálogo, apesar da necessidade de agilidade. “O processo está zerado no momento. Mas o tempo é curto. Precisamos discutir para que possamos encontrar logo uma solução. O prazo está terminando e a saída é afunilar. Temos duas grandes lideranças no partido e vamos investir nelas”, acrescentou.
 
Novo
Na avaliação dos prefeitos, o curto espaço de tempo até o início da campanha eleitoral não permite a construção de um novo candidato. “Cogitaram outros nomes como o deputado estadual Daniel Vilela, o deputado federal Sandro Mabel, mas não trabalhamos com essa ideia. Apesar de serem grandes nomes, não teríamos tempo para construir uma nova candidatura”, explicou Divino.

Além do prazo, o prefeito de Panamá lembrou que não há “necessidade” de se pensar em uma alternativa. “Já contamos com dois grandes líderes, que percorreram o Estado e têm história. Só pensaremos em outro nome no caso de os dois recusarem a disputa”, afirmou.
 
Taxistas promovem #voltaIris
Paralelamente à reunião dos prefeitos na Asban, cerca de 150 taxistas foram até o escritório de Iris Rezende pedir para que ele retome sua pré-candidatura ao governo do Estado. Os trabalhadores levaram uma pauta de reivindicações da categoria e pediram a interferência de Iris junto ao prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

As demandas não foram divulgadas, mas o ex-governador garantiu que conversará com Paulo e pedirá uma atenção especial do petista. Sobre sua possível candidatura, Iris não aprofundou no assunto. Apenas agradeceu e ressaltou que nunca foi omisso diante das discussões políticas do Estado e do País.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Prefeitos tentam convencer Friboi