Eleições 2014: Pré-candidatos focam a capital

Cada vez mais perto do pleito, pré-candidatos ao governo de Goiás intensificam compromissos para angariar votos


Em um Estado onde a disputa eleitoral é tradicionalmente polarizada entre o PMDB e o grupo liderado pelo PSDB, os pré-candidatos ao governo de Goiás pelos demais partidos precisam ‘apertar o passo’ para firmar suas postulações. Enquanto o governador Marconi Perillo (PSDB) adia a decisão sobre disputar, ou não, a reeleição, e propaga um discurso de quem está “focado na gestão”, Antônio Gomide (PT) e Vanderlan Cardoso (PSB) intensificam as reuniões de articulação e buscam novos apoios políticos reafirmando, diariamente, que serão candidatos. O empresário Júnior Friboi (PMDB), por outro lado, interrompe hoje sua corrida no processo sucessório para a realização de uma cirurgia de hérnia umbilical.

Vanderlan saiu na dianteira. Organizou seus compromissos e focou na Capital, de olho nos eleitores do ex-governador Iris Rezende (PMDB), que retirou no fim do mês passado sua pré-candidatura para o pleito. Apesar das viagens que continuará realizando, o pessebista deverá dar uma atenção especial aos goianienses. A estratégia, segundo aliados do pré-candidato, é crescer nas intenções de voto do maior colégio eleitoral do Estado, onde Iris mantinha liderança. Pensando nisso, o empresário reservou esta terça-feira para reuniões em Goiânia. Na segunda-feira, ele esteve em Araçu, Caturaí e Goianira.

O interesse de Gomide pela Capital não é menor. A questão central é que o petista esbarra ainda no desafio de se tornar conhecido em Goiás. Contexto que exige um número maior de visitas pelo interior, já que as pesquisas últimas pesquisas publicadas demonstram que 70% dos eleitores não conhecem o ex-prefeito. Dentro desta meta de divulgação, Gomide esteve ontem em três cidades goianas e participará na manhã de hoje de entrevistas em rádios goianas. Para a tarde, está prevista uma reunião com os vereadores de Anápolis.

Marconi, apesar de não oficializar sua intenção, age nos bastidores em prol da reeleição. Além de conversas com lideranças partidárias, o tucano dedicará o dia de hoje para audiências administrativas com secretários e auxiliares de governo. Na pauta, a estruturação do recurso mais eficaz em uma pré-campanha: a gestão.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Pré-candidatos focam a capital