Eleições 2014: PMDB vai atrás de Iris

Empresário desativa escritório e dispensa funcionários, antes que prefeitos o procurassem para insistir na sua candidatura


O movimento #voltaIris agora é promovido pela executiva estadual do PMDB. Após reunião realizada na tarde de ontem, no diretório do partido em Goiânia, deputados e lideranças peemedebistas resolveram procurar o ex-governador Iris Rezende (PMDB) para pedir que ele retome sua pré-candidatura ao governo de Goiás. A decisão foi tomada após a confirmação do empresário Júnior Friboi (PMDB) de que não participará do processo sucessório.

A notícia da desistência não foi dada por Friboi, mas sua equipe de trabalho confirmou o fechamento do escritório político e o fim das atividades de pré-campanha eleitoral.
Um grupo de prefeitos, que apoiava a postulação do empresário, esperava encontrá-lo ontem para entregar uma carta solicitando sua volta ao pleito. Júnior não os recebeu e enviou sua mensagem de concretização do recuo por meio do deputado federal Leandro Vilela (PMDB).

Segundo parlamentares do partido, a desistência do empresário teve motivações “pessoais”. “A família foi incisiva ao optar pela prioridade dos interesses da JBS”, explicou um deputado. “A exposição de Júnior, que leva no nome a marca do frigorífico, colocou a empresa no centro de polêmicas e especulações”, acrescentou.
O porta-voz na ocasião, Leandro Vilela, preferiu não falar com a imprensa, mas concordou com o apoio ao ex-governador. Os deputados Daniel Vilela, Wagner Siqueira, Paulo Cesar Martins, Pedro Chaves e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, que também defendiam Friboi para a cabeça de chapa, participaram da resolução.
 
Iris
O encontro com Iris deverá acontecer ainda nesta semana. Segundo o presidente estadual da sigla, deputado Samuel Belchior, o ex-governador está em viagem, mas será informado pelo próprio do resultado da reunião para que ele retome o mais rápido possível. O presidente fará o pronunciamento em nome do partido, mas algumas lideranças também deverão formalizar o pedido.

O prefeito do Panamá, Divino Alexandre (PMDB), organizador da reunião com os prefeitos que resultou na carta de defesa à candidatura de Friboi, participou do encontro da executiva e deverá conversar pessoalmente com Iris Rezende para manifestar o apoio do mesmo grupo ao novo projeto político.

O partido não trabalha com a hipótese de Iris recusar o convite. “Não temos procuração para falar em nome de ninguém, mas não temos outra opção. De qualquer forma, se o ex-governador quiser disputar o pleito, terá o apoio de todo o PMDB”, afirmou Samuel.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: PMDB vai atrás de Iris