Eleições 2014: Pesquisas apontam vitória de Marconi no primeiro turno

Levantamentos feitos por diferentes institutos confirmam tendência de vitória no dia 5 de outubro


A menos de uma semana para o fim das eleições, pesquisas divulgadas nos últimos 15 dias revelam que o governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, pode ser eleito no primeiro turno, em 5 de outubro.

Pesquisa Serpes divulgada pelo jornal O Popular, realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, aponta vantagem de 14,2 pontos percentuais de Marconi sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). O governador aparecia com 39,3% das intenções de voto, contra 25,1% do peemedebista. Considerando-se apenas os votos válidos – e desprezando nulos e brancos -, Marconi tinha 50,1%.

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa ter a maioria absoluta dos votos, ou seja, 50% dos votos válidos mais um.

Veritá
Levantamento do Instituto Veritá, encomendado pelo portal de notícias Brasil 247 e divulgada no dia 19 de setembro também confirma possibilidade de vitória de Marconi no dia 5 de outubro. Contabilizados apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, o governador chega a 52,1%; enquanto Iris Rezende aparece com 24,8% de Iris Rezende.
 
Outra pesquisa Veritá, encomendada pelo portal Brasil 247 e divulgada no dia 25 de setembro, anuncia, mais uma vez, a possibilidade de reeleição do governador no primeiro turno. 45,3% dos eleitores entrevistados responderam que votariam no candidato do PSDB, enquanto 24,5% disseram votar em Iris. Se computados apenas os votos válidos, Marconi detém 53,1% da preferência do eleitorado, ou seja, número superior ao mínimo exigido para que a eleição seja definida no primeiro turno.

Fortiori
Pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada realizada entre os dias 22 e 25 de setembro comprova favoritismo de Marconi Perillo sobre os demais candidatos. O tucano aparece com 42% das intenções de voto, enquanto seu principal adversário, Iris Rezende soma 24 pontos percentuais. Em votos válidos, o governador tem 50,3%.

Serpes
Na última segunda-feira (29/09), a menos de uma semana para as eleições, foi publicada pesquisa Serpes pelo jornal O Popular que confirma tendência de definição da disputa ao Palácio das Esmeraldas no primeiro turno. De acordo com o levantamento, o governador detém 43,1% das intenções de voto, contra 24,2 pontos percentuais de Iris Rezende. Nesta pesquisa, Marconi aparece com 51,57 pontos percentuais quando considerados apenas votos válidos – excluídos os brancos e nulos.

Directa
Publicada nesta terça-feira (30/09) no jornal Diário da Manhã, pesquisa do Instituto Directa também confirma eleição de Marconi Perillo já no próximo domingo. O tucano lidera com 44,6% de intenções de voto. Já o segundo colocado, Iris Rezende, obtém 23,4 pontos percentuais.

O levantamento comprova que, se considerados apenas votos válidos, o governador tem 52,7% de intenções de voto, o que garantiria sua reeleição no dia 5 de outubro.  

Coordenação de Comunicação - Coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Pesquisas apontam vitória de Marconi no primeiro turno