Eleições 2014: PDT vai apoiar Marconi

Em pré-convenção realizada na segunda-feira, 70% das lideranças do partido, entre elas 10 prefeitos, defenderam união à base aliada do governo estadual


Setenta por cento das lideranças do PDT goiano, entre elas 10 prefeitos, aprovaram, ontem, em pré-convenção, em Goiânia, aliança com o PSDB em apoio à reeleição do governador Marconi Perillo. A decisão será levada hoje ao presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, em Brasília, pelo presidente goiano George Morais e pela deputada federal Flávia Morais.

Duas questões pesaram na decisão dos brizolistas goianos: o projeto de reeleição da deputada federal Flávia Morais e a manifestação de dez dos 12 prefeitos pró-reeleição de Marconi. Os demais candidatos a governador, Vanderlan Cardoso (PSB), Antônio Gomide (PT) e Iris Rezende (PMDB) não apresentam chapas proporcionais que pudessem assegurar quociente eleitoral suficiente para a reeleição de Flávia Morais.
O único deputado estadual da legenda, José de Lima, que também é presidente do PDT em Anápolis, defendeu a coligação com o PSDB de Marconi Perillo. “Integro a base aliada na Assembleia Legislativa e conheço a administração profícua que Marconi Perillo realiza em Goiás. Por isso, defendo a reeleição do governador”, discursou o anapolino.

O presidente George Morais e a deputada Flávia Morais preferiram não manifestar preferência por nenhum dos governadoriáveis que pleiteiam aliança com o PDT para, segundo eles, não “influenciar” no resultado final.

Após a proclamação dos recursos, o George Morais e Flávia Morais disseram que acatam a decisão das lideranças do partido. “Foi uma decisão democrática. Cada companheiro se manifestou de forma livre. Respeito a indicação do partido para aliança com o PSDB do governador Marconi Perillo”, disse o presidente. “Todos se manifestaram e, ao final, de forma democrática, o PDT tomou a decisão de aliança com o PSDB. Respeito a manifestação da maioria dos companheiros de partido”, afirmou Flávia Morais à reportagem do Diário da Manhã.

O prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira, comunicou à direção estadual do PDT que vai apoiar a candidatura do empresário Vanderlan Cardoso (PSB). Já o prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda, deixou claro sua preferência por Antônio Gomide (PT). O único vereador do PDT em Goiânia, Paulinho Graus, disse ter preferência pela candidatura de Iris Rezende (PMDB). A direção estadual do PDT vai deixar os três pedetistas livres para atuar na campanha de acordo com suas decisões.

PREFEITOS COM MARCONI
Dez prefeitos do PDT decidiram apoiar a candidatura à reeleição do governador Marconi Perillo: Roldão Lisboa do Carmo (Baliza); Marilda Oliveira Pereira (Bom Jesus de Goiás); Andréia Lins Depollo (Damianópolis); Massilon Lira Vasconcelos (Formoso); Padre Agnaldo Gonzaga (Itaguari); João Rodrigues Neto (Jandaia); Francisco Teixeira Filho – Claudiênio (Padre Bernardo), Itamar Lemes do Prado (Santo Antônio do Descoberto), Júnior Moreira (Mambaí) e Etelia Gonçalves (São Domingos).
O prefeito Itamar do Prado, de Santo Antônio do Descoberto, presente ontem na pré-convenção do PDT, disse que apoia a reeleição de Marconi Perillo em razão da “vocação municipalista” do governador tucano. “Marconi é um trabalhador incansável, visita os municípios sem saber se o prefeito é da base aliada ou da oposição. Um administração de mão cheia.”

O prefeito Vassilon Vasconcelos, de Formoso, afirmou à reportagem do DM, ontem, que o governador Marconi Perillo transformou Goiás num “canteiro de obras”. O pedetista acrescentou: “O governo Marconi cuida da infraestrutura, pois recupera as estradas e não deixa de lado os programas sociais.”

A prefeita Marilda Pereira, de Bom Jesus, ressaltou o salto que Goiás alcançou no governo Marconi, o que, segundo ela, beneficia os municípios de todas as regiões. “Quantas e quantas obras de recuperação e pavimentação de rodovias, saneamento básico, água tratada, casas populares, programas sociais, tudo valorizando os prefeitos, independente de partidos políticos.”

O prefeito Júnior Moreira, de Mambaí, destacou o trabalho que o governador Marconi Perillo realiza em favor dos municípios do Nordeste goiano. “Por ser uma região distante e carente, o Nordeste sempre foi esquecido pelos governadores. Marconi resgatou a nossa região, hoje conhecida como o corredor da prosperidade.”

PDT pró Marconi Perillo
Deputados
Deputada federal - Flávia Morais
Deputado estadual - José de Lima
Prefeitos
Roldão do Carmo (Baliza)
Marilda Pereira (Bom Jesus)
Andréia Lins Depollo (Damianópolis)
Massilon Vasconcelos (Formoso)
Padre Agnaldo Gonzaga (Itaguari)
João Rodrigues Neto (Jandaia)
Francisco Filho – Claudiênio (Padre Bernardo)
Itamar do Prado (Santo Antônio do Descoberto)
Júnior Moreira (Mambaí)
Etelia Gonçalves (São Domingos)

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: PDT vai apoiar Marconi