Eleições 2014: Marconi na frente em pesquisa

Governador tucano tem 37% das intenções de voto, contra 26,1% do candidato peemedebista, mostra pesquisa Grupom/Diário da Manhã divulgada nesta segunda-feira (11)


O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida para o Palácio das Esmeraldas, com 37% das intenções de voto, mostra pesquisa Grupom/Diário da Manhã realizada entre os dias 4 e 7 de agosto com 1.011 eleitores. O tucano abriu 10,9 pontos de frente sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 26,1% das intenções, mostra o instituto.

Os ex-prefeitos de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) e de Anápolis Antônio Gomide (PT) estão empatados na terceira posição, com 9,5% e 6,1% das intenções de voto, respectivamente. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que configura o empate técnico entre os dois governadoriáveis.

A candidata do PCB, Marta Jane, tem 1,2% das intenções de votos. Professor Weslei, do PSol, tem 1% e Alexandre Magalhães, candidato do PSDC para o governo de Goiás, tem 1%.

Os eleitores que não responderam à pergunta sobre a preferência de candidato ou que afirmaram estar indecisos somam 10,3%. Os 8,5% restantes dos eleitores entrevistados afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto nas eleições de 5 de outubro.

O Grupom calculou o percentual de votos válidos da pesquisa para o governo de Goiás. Marconi tem 45,6% dos votos, e Iris obtém 32,2%. Vanderlan tem 11,7%, e Gomide, 7,6%. Marta Jane, Professor Weslei e Alexandre Magalhães obtém, respectivamente, 1,5%, 1,2% e 0,4% dos votos válidos da pesquisa.

Os votos válidos são calculados excluindo-se do resultado geral os eleitores que afirmam não saber em quem votar ou que dizem que votarão em branco ou nulo. Essa é a forma como Justiça Eleitoral computa os votos dos candidatos para apresentação dos resultados das eleições.

Rejeição
Marconi e Iris têm índices similares de rejeição, mostra a pesquisa Grupom/Diário da Manhã. O governador aparece com 33,7% e Iris, com 29,7%. Em seguida aparece Marta Jane, que obteve 19,1% de rejeição.

Antônio Gomide tem rejeição de 19,1% e Vanderlan Cardoso, 18,1%. Alexandre Magalhães aparece com 17% e Weslei Garcia, com 16,9%. De acordo o Grupom, 35,2% dos eleitores entrevistados afirmam que votariam em qualquer um dos sete candidatos ao governo de Goiás.

Espontânea
O governador Marconi Perillo (PSDB) também lidera com folga a disputa pelo governo de Goiás na pesquisa espontânea, em que os eleitores apontam livremente o candidato de sua preferência, sem o auxílio da cartela de opções de nomes. O tucano tem 21,3% das intenções de voto, 10,8 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que obtém 10,5% dos votos.

O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, tem 5,3% e está empatado na terceira posição com o candidato do PT, Antônio Gomide, que obtém 3,2%. Professor Weslei Garcia (PSol) tem 0,2% das intenções e Alexandre Magalhães (PSDC) e Marta Jane (PCB) aparecem com menos de 0,1% dos votos, mostra o levantamento do Grupom.

Os eleitores que não responderam à pergunta ou que afirmam estar indecisos somam 59,3%, segundo o levantamento. O Grupom entrevistou 1.011 eleitores em todo o Estado entre os dias 4 e 7 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Marconi lidera cenários de 2º turno com até 29,5 pontos de frente
Na pesquisa realizada entre os dias 4 e 7 de agosto, o Instituto Grupom também aferiu as intenções de votos em três eventuais cenários de segundo turno e o governador Marconi Perillo (PSDB) lidera em todos com ampla vantagem. Em caso de disputa com o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), o tucano tem 40,9% e o peemedebista, 32,9% das intenções. Os eleitores indecisos somam 13,6% e 12,6% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Em uma eventual disputa contra o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB), a vantagem de Marconi se amplia de 8 pontos percentuais (caso da disputa com Iris) para 21,9 pontos. O tucano tem 49,2% das intenções, diante de 27,3% do pessebista. Os eleitores indecisos somam 10,1% e 13,5% afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto da eleição para governador.

Numa eventual disputa de segundo turno contra o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, a vantagem de Marconi atinge 29,5 pontos percentuais – a maior dos três cenários simulados pela pesquisa Grupom/Diário da Manhã. Marconi tem 50,2% das intenções de votos, diante de 20,7% do petista. Os eleitores indecisos totalizam 14,4% e 14,6% afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto.

O Grupom entrevistou 1.011 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

O Grupom calculou os votos válidos dos três cenários de segundo turno. No confronto entre Marconi e Iris, o tucano tem 55,4% dos votos válidos, diante de 44,6% de Iris, vantagem de 10,8 pontos percentuais para o governador. Quando o adversário é Vanderlan, o governador tem 64,3% dos votos e o ex-prefeito obtém 35,7% – diferença de 28,6 pontos percentuais. No cenário com Gomide, o tucano tem 70,9% dos votos válidos e o petista, 29,1%, vantagem de 41,8 pontos percentuais para Marconi.

Os votos válidos são calculados excluindo-se do resultado geral os eleitores que afirmam não saber em quem votar ou que dizem que votarão em branco ou nulo. Essa é a forma como Justiça Eleitoral computa os votos dos candidatos para apresentação dos resultados das eleições.

Senado
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) lidera a disputa para o Senado com 31,8% das intenções de voto, mostra a pesquisa Grupom/Diário da Manhã realizada entre os dias 4 e 7 de agosto. A suplente de deputada federal Marina Sant’Anna (PT) e o deputado federal Vilmar Rocha (PSD) disputam a segunda posição, empatados tecnicamente, com 11,9% e 9,2% das intenções de voto, respectivamente, mostra a pesquisa.

O Grupom entrevistou 1.011 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O candidato Antônio Neto tem 2,9% das intenções, Aguimar Jesuíno (PSB) aparece com 1,1% das intenções e Aldo Muro tem 0,5%. Elber Sampaio tem menos de 0,1% das intenções de votos, aponta a pesquisa.

Segundo a pesquisa Grupom, 28,9% dos eleitores afirmam estar indecisos quanto à escolha do candidato ao Senado. Os 13,7% restantes dos eleitores entrevistados afirmam que votariam em branco ou nulo se as eleições fossem hoje.

Espontânea
Na pesquisa espontânea para o Senado, o índice de eleitores indecisos chega a 90,4% dos eleitores, mostra o Grupom. Entre os eleitores que indicaram livremente o nome do candidato de sua preferência – neste caso sem a cartela de opções –, Caiado lidera com 5,5% das citações, seguido por Vilmar Rocha, que tem 2%.

Marina Sant’Anna obtém 1,6% e Antônio Neto tem 0,2% das intenções de votos na pesquisa espontânea, mostra o levantamento. Os candidatos Aguimar Jesuíno (PSB), Aldo Muro e Elber Sampaio não alcançaram 0,1% das menções dos eleitores entrevistados, afirma o Grupom.

Rejeição
Os candidatos ao Senado tem índices semelhantes de rejeição, mostra o levantamento. Ronaldo Caiado lidera com 29,6% de rejeição, seguido por Marina Sant’Anna, que tem 28%, e Vilmar Rocha, com 27,5%, sustenta o Grupom.

Depois vêm Elder Sampaio, com 26,4%, Aguimar Jesuíno, com 25,9%, e Aldo Muro e Antônio Neto, com 25,8% de índice de rejeição cada um. Segundo o levantamento, 49,8% dos eleitores entrevistados afirmam que podem votar em qualquer dos candidatos da eleição ao Senado.

Dilma tem 31,2% e Aécio, 25%
A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o senador Aécio Neves (PSDB) polarizam a corrida pelo Palácio do Planalto na preferência do eleitor goiano, mostra a pesquisa Grupom/Diário da Manhã, realizada entre os dias 4 e 7 de agosto. A petista lidera, com 31,2% das intenções de votos, seguida de perto pelo tucano, que tem 25%.

A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O Grupom entrevistou 1.011 eleitores em todo o Estado e a margem de confiança da pesquisa é 95% – o que indica que a probabilidade de os números estarem corretos e dentro da margem de erro é de 95%.

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) está na terceira posição na preferência do eleitorado de Goiás e tem 8,8% das intenções de voto para a Presidência da República. Na quarta colocação está o candidato do PSC, pastor Everaldo, que obtém 3,9% das intenções. O candidato do PV, Eduardo Jorge, tem 1,3%.

Os demais presidenciáveis não atingiram 1% das intenções de votos. Rui Costa Pimenta e Zé Maria têm 0,9% cada Luciana Genro tem 0,8%, Mauro Iasi aparece com 0,3%, Levy Fidélix tem 0,2% e Eymael tem 0,1% das intenções. Os eleitores indecisos somam 16,6% dos entrevistados e os outros 10,1% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto da disputa pela Presidência República.

Em votos válidos, Dilma tem 42,5% das intenções, diante de 34,1% de Aécio. Eduardo Campos aparece com 12% dos votos válidos e pastor Everaldo tem 5,3% dos votos válidos. Eduardo Costa Pimenta tem 1,8%, Rui Costa Pimenta e Zé Maria obtêm 1,2% e Luciana Genro, 1,1%. Mauro Iasi, Levy Fidélix e Eymael têm, respectivamente, 0,4%, 0,3% e 0,1% dos votos válidos na pesquisa Grupom.

Os votos válidos são calculados excluindo-se do resultado geral os eleitores que afirmam não saber em quem votar ou que dizem que votarão em branco ou nulo. Essa é a forma como Justiça Eleitoral computa os votos dos candidatos para apresentação dos resultados das eleições.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor escolhe livremente os candidatos de sua preferência, Dilma tem 18,7% das intenções de votos, diante de 11,9% de Aécio. Eduardo Campos obtém 4%. Pastor Everaldo tem 1% e Eduardo Jorge, 0,3% das intenções.

Segundo o Grupom, 64% dos eleitores estão indecisos ou não responderam à pergunta sobre a preferência por candidatos à Presidência na pesquisa espontânea. Os demais candidatos do pleito não foram citados espontaneamente por nenhum dos eleitores.

Dilma perde para Aécio e empata com Campos no segundo turno
A situação da disputa presidencial na preferência do eleitor de Goiás muda completamente em caso de segundo turno, mostra a pesquisa Grupom/Diário da Manhã. Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) perderia a disputa para o senador Aécio Neves (PSDB) se as eleições fossem hoje, mostra a pesquisa. O tucano venceria com 40% das intenções de votos, diante de 34% da petista. Segundo o levantamento, 11,9% dos eleitores estão indecisos e 14,1% afirmariam que votariam em branco ou nulo.

Numa eventual disputa de segundo turno contra o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), a eleição estaria indefinida. A petista e o pessebista aparecem tecnicamente empatados: Dilma tem 35,5% das intenções de votos e Campos, 35,3%. Nesse caso, seria impossível afirmar qual dos dois venceria se as eleições fossem hoje, já que a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os eleitores indecisos no cenário da disputa entre Dilma e Campos somam 14%, e 15,1% afirmam que votariam em branco ou nulo.

O Grupom entrevistou 1.011 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Em votos válidos, Aécio tem 54% dos votos válidos, diante de 46% de Dilma. Quando o adversário é Campos, persiste o empate técnico verificado entre os dois em votos totais: a petista tem 50,1% e Campos, 49,9% dos votos válidos. Os votos válidos são calculados excluindo-se do resultado geral os eleitores que afirmam não saber em quem votar ou que dizem que votarão em branco ou nulo. Essa é a forma como Justiça Eleitoral computa os votos dos candidatos para apresentação dos resultados das eleições.

Rejeição a Dilma é de 46,9%
A presidente Dilma Rousseff (PT) é a presidenciável mais rejeitada da disputa pelo Palácio do Planalto na preferência do eleitorado goiano, mostra a pesquisa Grupom/Diário da Manhã. Segundo o levantamento, a petista tem 46,9% de rejeição, diante de 24,8% do senador Aécio Neves (PSDB).

Os demais candidatos têm índices de rejeição entre 20,8% e 17,6%, caso, respectivamente, de pastor Everaldo e Mauro Iasi. De acordo com a pesquisa, 31,7% dos eleitores entrevistados afirmam que votariam em qualquer um dos candidatos a presidente.

Metodologia
Universo: Eleitores de Goiás — Tamanho da amostra: 1.011 eleitores — Margem de erro: 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos — Intervalo de confiança: 95% — Período de realização: 4 a 7 de agosto de 2014 — Realização: Grupom Consultoria Empresarial Ltda. — Contratante: Diário da Manhã — Registros na Justiça Eleitoral: TSE: BR-00331/2014; TER-GO: GO-00059/2014, ambas registradas em 5 de agosto de 2014.

(Helton Lenine, do Diário da Manhã)

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Marconi na frente em pesquisa