Eleições 2014: Mais um aliado de Friboi apoiará Marconi

Peemedebista Robledo Rezende, ex-secretário de Agricultura e um dos coordenadores da pré-campanha do empresário, junta-se às fileiras do governador tucano de Goiás, candidato à reeleição


Cada vez mais distante da campanha de Iris Rezende (PMDB), candidato ao governo do Estado, Júnior Friboi dá novos sinais de que não digeriu o fato de ter sido preterido na escolha do nome do PMDB após uma briga fratricida que ainda hoje sangra o partido. Nesta quinta-feira (17), o advogado Robledo Rezende, que foi um dos coordenadores da pré-campanha do empresário, anuncia, às 9 horas, apoio à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB), da coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás.

O anúncio será feito no escritório do senador Cyro Miranda (PSDB), localizado ao final da Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista. Robledo Rezende filiou-se ao PMDB junto com Friboi e foi secretário de Agricultura no governo Maguito Vilela (1995-1998).

Iris e Friboi se engalfinharam violentamente no período pré-eleitoral, num verdadeiro cabo de guerra entre declarações agressivas e desistências mútuas das pré-candidaturas. Em várias ocasiões, Iris acusou abertamente o correligionário de abusar do poder econômico; Friboi, por sua vez, declarou que o ex-prefeito de Goiânia não teria honrado compromisso de não colocar o nome para disputa ao governo.

Friboi não participou de um ato sequer da campanha de Iris. Ao contrário, fez questão de se mostrar distante e revelou uma característica até então desconhecida: o sarcasmo. Num episódio emblemático, em 2 de julho o empresário foi às redes sociais postar uma foto em que empinava um papagaio exatamente no momento em que a convenção do PMDB confirmava a candidatura de Iris.

Com a declaração de apoio de Robledo Rezende, há quem já desconfie que o empresário esteja mobilizando as lideranças que arregimentou na pré-campanha em favor do principal adversário de Iris. O Jornal Opção, de Goiânia, informa peremptoriamente em sua versão on line que o empresário passou a apoiar Marconi Perillo, mesmo que, por estratégia, não declare publicamente o suporte ao tucano.

A publicação sustenta que o gesto de Robledo significa que Friboi está efetivamente liberando aliados, inclusive prefeitos de vários partidos, entre eles do próprio PMDB. Ou, mais do que isso, mobilizando sua estrutura contra Iris.

A motivação, mais do que uma vingança pelo suposto pacto não cumprido, seria uma estratégia que envolva o enfraquecimento de Iris. Se ainda alimenta o desejo de ser governador de Goiás, o pior dos cenários para o empresário seria uma vitória do correligionário em 5 de outubro.

Uma nova derrota diante do adversário tucano daria razão aos defensores da renovação no PMDB e Friboi emerge como o nome preferencial para 2018.

Goiás 247

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Mais um aliado de Friboi apoiará Marconi