Eleições 2014: Iris se reúne com deputados

Trabalho da coligação será buscar apoio de Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT). Pessebista vai ouvir propostas


“A grande estratégia é a unidade da oposição.” A frase de José Nelto (PMDB), eleito deputado estadual no domingo, define o trabalho que seu partido aponta como prioritário para viabilizar a eleição de Iris Rezende (PMDB) como governador. Para Nelto, o que disse o candidato a vice-governador Armando Vergílio (SD) na tarde de ontem no escritório político do Iris na Avenida T-9, Setor Marista, em Goiânia, representa o discurso adotado pelos deputados eleitos e suplentes que estiveram com o governadoriável peemedebista.

Armando Vergílio assumiu a posição de representante dos peemedebistas que se encontraram com Iris na reunião de ontem. “Com os votos de Vanderlan e Gomide, nós temos 55% da votação do primeiro turno. E 55 é mais do que 45%”, indicou José Nelto. Já Iris destacou que esse é mesmo o caminho a ser trabalhado no segundo turno. “Nós começamos hoje (ontem) e vamos em busca de todos”, afirmou o governadoriável.

Para Iris, a participação do senador eleito Ronaldo Caiado (DEM) é fundamental e “total” na campanha ao governo. “Ele foi o primeiro a madrugar no dia de hoje já para estruturar a ação dele como senador eleito na nossa campanha.” Sobre a posição de Caiado no apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB), o peemedebista, que faz parte da coligação nacional de Dilma Rousseff (PT), afirmou que não há qualquer problema nessa divergência. “O Caiado vai respeitar a posição do PT e o PT vai respeitar a posição do Caiado”, explicou Iris.

O HOJE entrou em contato com o deputado estadual Wagner Siqueira, o Waguinho (PMDB), que não conseguiu se reeleger e ficou na suplência. Ele disse que a “cabeça não está boa” e preferiu não comentar o que foi discutido na reunião com Iris. “Conversa com o pessoal do outro grupo. Eu prefiro não falar nada”, se poupou Waguinho. Ele e o presidente da Câmara de Goiânia, Clécio Alves, foram os candidatos não eleitos no domingo que participaram da reunião.

Do PMDB, o deputado federal reeleito Pedro Chaves, o presidente estadual do partido Samuel Belchior, os deputados estaduais reeleitos Paulo Cezar Martins e Bruno Peixoto, além do deputado estadual eleito José Nelto estiveram na reunião com Iris. De outros partidos estavam o candidato a vice-governador da coligação Amor por Goiás Armando Vergílio (SD) e seu filho Lucas Vergílio (eleito deputado federal pelo SD). Ficou marcada uma reunião com a militância da coligação para esta quarta-feira no Tatersal de Elite do Parque de Exposição Agropecuária.
 
Do outro lado
Enquanto Iris e seus deputados discutiam formas de trazer Vanderlan e Gomide para a campanha do segundo turno para unir a oposição, o pessebista se reuniu com os partidos PSB, PSC e PRP – que faziam parte da coligação Participação Popular –, técnicos do plano de governo de Vanderlan e coordenadores políticos. O grupo definiu que deve ouvir o que o grupo de Iris tem a falar sobre uma possível aliança.

Segundo a assessoria de campanha de Vanderlan, o pessebista “ouviu muito e falou pouco” dos filiados dos partidos que compuseram chapa com ele, dos familiares e outras lideranças que o apoiaram no primeiro turno. No final da noite de ontem seria marcada nova reunião para hoje. De acordo com assessores, Vanderlan quer saber o que Iris tem a propor para avaliar a possibilidade de um entendimento e aliança para o segundo turno.

Na reunião da coligação Participação Popular, integrantes de PSB, PRP e PSC levantaram o histórico que existe entre Vanderlan e o PMDB. “Há uma relação anterior”, defendeu a assessoria do pessebista.

Por Augusto Diniz – Pulicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Iris se reúne com deputados