Eleições 2014: Iris oficializa pré-candidatura na quarta

Michel Temer e Valdir Raupp já confirmaram presença. Deputados friboizistas também vão comparecer


O ex-governador Iris Rezende será anunciado o pré-candidato do PMDB ao governo de Goiás na próxima quarta-feira. O evento está agendado para as 16h, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa. O vice-presidente da República, Michel Temer, e o senador Valdir Raupp já confirmaram presença.

A expectativa é de que o nome de Iris para a disputa seja sacramentado após o convite da própria Executiva do partido. Deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças peemedebistas estão se mobilizando para a data.

Desde a última terça-feira, quando o diretório decidiu pelo nome do ex-governador, que o anúncio era esperado para qualquer momento, como adiantou o jornal O HOJE na quarta-feira. A protelação no dia foi consequência da incompatibilidade de agenda com os representantes do governo federal e da necessidade de selar a união interna no PMDB, exigida por Iris.

Antes de apresentar qualquer decisão, o ex-governador cobrou unidade partidária. Segundo ele, o empenho de todos é fundamental no processo sucessório. A partir de então, um intenso movimento de articulação foi estabelecido com os defensores da postulação do empresário Júnior Friboi (PMDB).

Quem estabeleceu o diálogo foi o presidente estadual da legenda, Samuel Belchior, ao lado do ex-prefeito de Catalão Adib Elias. Eles realizaram diversas reuniões com toda a bancada de deputados estaduais e federais e um encontro com Iris está previsto para o início da próxima semana.

Apesar das divergências, os “friboizistas” já acenaram que vão apoiar o candidato do partido. O deputado federal Sandro Mabel, um dos mais incisivos na defesa do nome do empresário, chegou a buscar aliados do ex-governador na tentativa de uma conciliação.

Até o momento, apenas o deputado Pedro Chaves (PMDB) manifestou sua contrariedade e confirmou, nos bastidores, que não será candidato à reeleição. Já o deputado estadual Wagner Siqueira (PMDB), que antecipou sua desistência no caso de Júnior não ser o nome do PMDB, negou qualquer recuo e reafirmou que disputará novamente o mandato de deputado.

Todos os parlamentares são aguardados para a solenidade de quarta-feira. Além da decisão sobre a cabeça de chapa, os organizadores esperam também afunilar a escolha dos cargos de vice e senador.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Iris oficializa pré-candidatura na quarta