Eleições 2014: Iris e Marconi terão marqueteiros de fora

Com campanhas mais caras, os dois candidatos acertaram com profissionais de São Paulo e Brasília


As duas principais campanhas ao governo de Goiás e, provavelmente, também as mais caras, serão conduzidas por profissionais de marketing de outros Estados. Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) optaram pela contratação dos publicitários Dimas Thomas, de Brasília, e Paulo de Tarso, de São Paulo, respectivamente. Ambos os profissionais possuem vasto currículo e já conduziram campanhas presidenciais. Em Goiás, devem apostar na ideia de renovação, desafio dos dois principais candidatos no Estado.

Dimas Thomas também é responsável pela campanha do ex-ministro Fernando Pimentel, candidato ao governo de Minas Gerais pelo PT. Entre outros trabalhos, o publicitário já atuou na campanha do ex-presidente Lula e do ex-governador do Distrito Federal e atual senador Cristovam Buarque (PDT). Em Brasília, Thomas também atuou na candidatura de Weslian Roriz, em 2010, quando teria sido afastado por não entregar a tempo um dos programas a emissoras de TV, versão posteriormente contestada pela própria cliente.

O coordenador de marketing da campanha de Iris será Luiz Felipe Gabriel, dono do instituto Verus, que já trabalhou em conjunto com Thomas, na campanha de Teresa Jucá, mulher do senador Romero Jucá, que disputou o governo de Roraima, em 1998. Na campanha de 2014, em Goiás, terão o desafio de aliar a figura do veterano político à ideia da renovação. O mote já vem sendo observado em jingles exibidos nas convenções e mesmo no discurso do ex-prefeito, que reforça a tese de que o “novo”, não quer dizer, necessariamente, “jovem”.

Paulo de Tarso, por sua vez, deve colocar em prática a ideia de mudança contínua. Aliás, esse tem sido o discurso do atual governador desde que o princípio de renovação começou a figurar entre as características preferidas pelos eleitores para as eleições deste ano. Paulo trabalhará ao lado de Carlos Maranhão, que já conduziu disputas vitoriosas do tucano, ao governo de Goiás e ao Senado, em 2006. Paulo de Tarso ficou nacionalmente conhecido por coordenar a campanha do “Lulalá”, que marcou a disputa presidencial de 1989, apesar da derrota de Luiz Inácio Lula da Silva.

Profissional experiente, com passagem por grandes agências de São Paulo, também esteve ao lado de Lula em 1994. Lula perdeu a eleição de 1994 para Fernando Henrique Cardoso, que conquistou a Presidência no primeiro turno. Paulo de Tarso não dirigiu mais as campanhas do petista. Apesar de paulista, Paulo de Tarso conhece bem a política de Goiás. Em 2002, ele criou o marketing da campanha de Marconi. Em 2006, esteve à frente da campanha do então deputado federal Barbosa Neto ao governo de Goiás. Nas últimas eleições ao Palácio das Esmeraldas, o publicitário comandou o marketing do tucano.
 
Vanderlan e Gomide
A campanha de Vanderlan Cardoso (PSB) ao governo de Goiás será, outra vez, coordenada pelo ex-secretário da Fazenda, o publicitário Jorcelino Braga (PRP), dono da Agência Kanal. Braga já atuou nessa posição no pleito de 2010, quando Vanderlan obteve mais de 500 mil votos no Estado. Sua agência também esteve à frente da campanha do então vereador Simeyzon Silveira (PSC) à Prefeitura de Goiânia. Com postura dura e extremamente crítica à atual gestão estadual, Braga e Vanderlan devem apostar em gargalos do governo tucano. Foco deve ser mantido em questões como segurança, saúde, educação e crise energética.

Um dos coordenadores da campanha de Antônio Gomide ao governo, o presidente regional do PT, Céser Donizete, chegou a conversar com lideranças sobre o marketing da campanha na última segunda-feira. No entanto, o martelo ainda não foi batido. “Estamos discutindo, temos propostas e devemos ter essa resposta até o fim dessa semana”, diz ele. Para Céser, o principal marketing do PT é o próprio candidato. “Existem campanhas em que o marqueteiro é mais importante que o político. Aqui não é assim”, alfinetou.
 
Plano do PMDB prioriza descentralização
Um dia após a convenção partidária, que homologou a chapa majoritária de Iris Rezende (PMDB) para disputa deste ano, o PMDB apresentou as diretrizes do plano de governo para o mandato de 2015 a 2018. Na base do projeto administrativo, a descentralização do poder e a integração da sociedade à gestão peemedebista.

Como coordenador do programa, falou o ex-deputado Barbosa Neto, que já havia iniciado o trabalho a pedido do empresário Júnior Friboi (PMDB). O documento conta com a estrutura de pesquisa da fundação Ulysses Guimarães, presidida pela deputada federal Iris Araújo (PMDB), e deverá ser concluído com as sugestões de representantes da militância política dos partidos que integram a coligação “Amor por Goiás”.

Para Iris, as diretrizes estabelecem prioridades que ainda serão discutidas com a população. “Pra termos um bom projeto, precisamos ouvir o povo. Precisamos voltar nossas atenções para os anseios da sociedade. Assim nos será possível apresentar propostas de desenvolvimento reais e viáveis, conforme as condições financeiras do Estado”, explicou o pré-candidato.

O ex-governador ressaltou que, acima de um bom programa, é necessário um bom governo. “De nada adiantará uma série de propostas revolucionárias, se não tiver um gestor com coragem para colocá-las em prática. Deus me deu o dom da política e com ele o dom de tomar decisões. Não tenho medo de decidir. Posso até ter errado algumas vezes, mas tenho acertado mais”, disse.

Em um discurso de uma hora, Iris destacou compromissos que firmou em eleições passadas como prova de sua credibilidade. “Eu não faço promessas em vão. Eu faço compromissos e cumpro. Vejo candidatos prometendo coisas que não poderão ser cumpridas. Acho até engraçado. Minha história dá conta dos fatos. Sempre honrei minha palavra. O que prometi, cumpri”, destacou.

Barbosa Neto relatou que o plano de governo deverá abranger as dimensões de desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, desenvolvimento institucional e reforma do Estado, desenvolvimento da infraestrutura e desenvolvimento social e da qualidade de vida da população.

“Como base para este programa desenvolvimentista, a integração. Sabemos que Goiás possui diversas regiões que precisam ser valorizadas. O nosso futuro governador vai liderar uma discussão estadual e nacional sobre as prioridades dos municípios e vamos lutar contra a concentração do dinheiro público nas mãos do governo federal”, ressaltou.

Iris endossou a vontade de lutar pela revisão do Pacto Federativo: “Fomos nós que demos o pontapé às Diretas Já e seremos nós os protagonistas da reforma tributária que vai priorizar os municípios. Serão eles os detentores da maior porcentagem dos recursos da União.”

A apresentação das diretrizes foi feita no auditório do hotel San Marino, em Goiânia, com a presença de representantes de todos os partidos aliados. Na ocasião, peemedebistas desde a “velha guarda” à juventude do partido. Aproximadamente 60 pessoas participaram do evento.
 
Segurança Pública
“Uma área que precisa de medidas urgentes em Goiás é a Segurança Pública. Precisamos de ações que envolvam desde a estruturação da polícia aos investimentos em uma Educação de qualidade. Um jovem que tem acesso a uma boa escola, dificilmente vai se deixar levar pela criminalidade. Não podemos fechar os olhos diante desta triste realidade de medo que assombra os goianos”, afirmou.

Em uma crítica direta ao governador Marconi Perillo (PSDB), Iris lembrou o desfalque no número de policiais. “Deixei o governo com uma equipe de quase 14 mil policiais. Hoje, 20 anos depois e com uma população muito maior, temos 11 mil homens na rua. A culpa da violência não é dos policiais, são bons profissionais. É do descaso com a Segurança Pública”, concluiu.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

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