Eleições 2014: Iris e Friboi buscam unidade

Dupla de pré-candidatos do PMDB se reuniu ontem, mas o processo pela candidatura segue aberto


O encontro aconteceu. Mas o processo continua aberto. Os pré-candidatos do PMDB ao governo do Estado, Iris Rezende e Júnior Friboi, tiveram uma conversa de quase três horas no fim da tarde de ontem. De concreto, o compromisso mútuo de manter silêncio sobre o teor do diálogo e a torcida dos peemedebistas por um acordo partidário. O encontro ocorreu em um lugar discreto e não teve a participação de aliados.

A última vez que Iris e Friboi estiveram juntos foi no enterro do irmão do prefeito Paulo Garcia (PT), Altamiro Garcia, no início do mês. Na ocasião, poucas palavras e gestos de aproximação.

O clima interno na legenda tensionou, porém, depois de declarações do empresário criticando o ex-governador. Durante encontro com prefeitos realizado em Goiânia, Júnior acirrou o debate e se disse “disposto” a enfrentar Iris em uma pré-convenção.

Indo além, o postulante teceu críticas indiretas ao líder peemedebista e relembrou o slogan da “panelinha” utilizado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) em 1998, quando era candidato.

De Iris, Júnior não teve respostas. Ao contrário, o ex-governador pediu “calma” e “paciência” aos apoiadores, destacando que o adversário é o governador Marconi Perillo (PSDB), que deve tentar a reeleição.

Sobre a composição para a disputa, sem novidades. A informação depois do encontro de ontem é de que nenhuma das partes demonstrou intenção de recuar em relação à cabeça de chapa.

O deputado estadual Francisco Gedda (PTN), que é defensor da postulação de Friboi, ressaltou que agora – sem a perspectiva de aliança com o PT – o PMDB tem “tempo” para se decidir, o que adiaria qualquer posicionamento.

O presidente estadual do partido, deputado Samuel Belchior, trabalha para evitar uma disputa interna que, em sua opinião, poderia gerar “traumas” na sigla. Os dois lados estão convictos de uma possível vitória interna, mas trabalham para a formação de uma chapa majoritária com os dois nomes.

Uma proposta inicial para a pré-convenção era de votação pré-definida dos nomes. Uma com Iris ao governo e Júnior ao Senado, e outra invertida. Os pré-candidatos não aceitaram os termos e uma nova conversa deve ocorrer ainda nesta semana ou início da próxima.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Iris e Friboi buscam unidade