Eleições 2014: Insatisfeitos indicam Mabel

Decisão dos friboizistas mantém racha no PMDB e tenta evitar saída de Júnior Friboi do processo de escolha de candidato


De Nova York para a cabeça de chapa. Foi a trajetória percorrida pelo deputado federal Sandro Mabel (PMDB) nos últimos dias. Mesmo distante do imbróglio que envolveu o recuo de Júnior Friboi (PMDB) da disputa eleitoral, o parlamentar foi indicado pelo grupo friboizista como alternativa à possível candidatura do ex-governador Iris Rezende (PMDB). Um empresário pelo outro. Um racha partidário que não acaba.

A decisão foi tomada no escritório político de Friboi durante uma reunião com seus aliados. O anúncio foi via redes sociais. E a festa teve inicio no “puxadinho” do aeroporto Santa Genoveva, após o desembarque de Mabel que chegava de uma viagem aos Estados Unidos.

O ambiente de oficialização foi propício. O aeroporto de Goiânia lembra o governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), que recebeu o apoio do novo pré-candidato em duas eleições. Recém chegado de volta ao PMDB, o histórico político de Sandro Mabel é bem mais governista. Além do apoio ao tucano, foi o deputado um dos avalistas da indicação de Ademir Menezes, na época filiado ao PR, ao cargo de vice-governador de Alcides Rodrigues.

Recentemente, Mabel anunciou que não disputaria a reeleição à Câmara Federal. Disse que seu projeto é o Executivo. E o primeiro passo foi dado. Sem a sua presença, foi ungido o pré-candidato substituto de Friboi.

Para o deputado estadual Francisco Gedda (PTN), ele pode ser o nome que vai unir o PMDB. “É uma solução para este momento. Nós, de outros partidos, não podemos ficar esperando a decisão dos peemedebistas entre Iris e Friboi. Precisamos de uma conclusão”, disse.

O ex-deputado Marcelo Melo (PMDB), um dos principais articuladores da pré-candidatura de Júnior Friboi, justificou a nova postulação como um recurso dos insatisfeitos. “Muita gente não concorda com o nome do ex-governador Iris Rezende e o Sandro Mabel tem um grande potencial. Ele tem histórico e seu nome merece, no mínimo, ser discutido dentro do partido”, afirmou.

A alternativa do grupo político ligado ao Friboi era a indicação do deputado estadual Daniel Vilela (PMDB). Ela chegou a ser ventilada, mas foi abortada pelo próprio indicado, que negou qualquer projeto fora da disputa pela Câmara Federal.

Com a indicação de Sandro Mabel para a disputa, o movimento “volta, Friboi” tomou um novo rumo. Para Gedda, apesar da vontade de que Júnior seja, de fato, o candidato ao governo do Estado, o grupo ficaria satisfeito com a presença dele no processo sucessório.

“Mesmo que ele não seja candidato, pedimos para que continue nos bastidores como uma liderança, um articulador… Não queremos é que ele abandone totalmente a disputa”, explicou o parlamentar.

Vídeo esclarece discurso da filha de Iris
Ana Paula Rezende, filha do ex-governador Iris Rezende, defendeu, durante o último evento do #voltaIris na Avenida T-9, a candidatura de seu pai com uma expressão forte: “Pai, mostra pra esta cambada que está no governo o que é fazer política de verdade”, ressaltou na ocasião. O recado teve destino certo: o governador Marconi Perillo e seus aliados. Mas um ruído desviou o alvo. Sentiram-se ofendidos os defensores de Júnior Friboi.

Ironia do destino: foi postada até foto da equipe do empresário assumindo-se como “cambada” nas redes sociais. Ou seja, assumiram para eles uma crítica direta ao que deveria ser o inimigo comum, o governo tucano.

O fato rendeu. Desde a declaração de Ana Paula, o clima pesou e alguns aliados de Friboi chegaram a retrucar em tom raivoso. O imbróglio foi amenizado somente na noite de ontem, com a divulgação do vídeo contendo o discurso integral.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Insatisfeitos indicam Mabel