Eleições 2014: Candidatos se preparam para reta final

Na última semana de campanha, governadoriáveis aceleram ritmo na busca de votos. Estratégias devem ser mantidas pelas coligações


A última semana para as eleições chegou, sem mudanças significativas na corrida pelo governo do Estado, se comparada à primeira semana do período eleitoral, conforme as pesquisas atuais e da época, dia 5 de julho.

O levantamento Serpes realizado entre os dias 29 de junho e 4 de julho apontava o candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), à frente nas intenções de voto, com 37,1%. Iris Rezende, do PMDB, aparecia com 26,3%. Os outros dois candidatos mais bem colocados eram Vanderlan Cardoso (PSB), com 9% e, Antônio Gomide (PT), com 7,6%.

A manutenção da liderança do tucano foi confirmada na última rodada da pesquisa Serpes, realizada entre os dias 16 e 19. Os números apontam Marconi com 40,4% – 3,3 pontos porcentuais a mais que no início do período eleitoral. Iris, Vanderlan e Gomide se mantiveram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

O peemedebista apareceu na última pesquisa Serpes com 22,2% das intenções de voto, enquanto o candidato do PSB cravou 10% nesse levantamento. Já o petista obteve 7,2% das intenções. Os resultados apontam para a possibilidade de segundo turno, ao considerar a intenção de votos para os outros três concorrentes: Professor Wesley (PSOL), Marta Jane (PCB) e Alexandre Magalhães (PSDC). Caso isso ocorra, Marconi e Iris deverão novamente se enfrentar na segunda etapa das eleições, assim como aconteceu em 1998 e em 2010. Nessas duas eleições anteriores, o tucano levou a melhor.
 
Cenário
Para o cientista político e antropólogo Wilson Ferreira da Silva, esse cenário dificilmente mudará até o dia das eleições. Chegou-se a cogitar a possibilidade do fenômeno Marina Silva (PSB), candidata a presidente, influenciar positivamente a campanha de Vanderlan Cardoso. Ela despontou nas pesquisas após a morte do então candidato Eduardo Campos. Wilson não acredita que isso venha a ocorrer nesta semana. “Há uma grande diferença entre Vanderlan e o governador. Isso não deve mudar”, analisa.

Apesar de o resultado das pesquisas demonstrar vitória de Marconi, seus principais adversários dizem não acreditar no resultado dos levantamentos. De acordo com Vanderlan, há pesquisas internas que demonstram um crescimento maior de sua postulação. Já o governadoriável do PMDB disse que nem sempre acontece o que as pesquisas retratam.
 
Horário eleitoral no rádio e na TV termina 5ª-feira
O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio terminará na quinta-feira. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veda qualquer propaganda política no rádio ou na televisão após quinta-feira, o que inclui rádios comunitárias e televisão por assinatura. A partir desse dia também passam a ser proibidos os comícios.

Já na internet, nos sites e blogs do candidato ou do partido, a propaganda eleitoral está liberada até o dia das eleições. Também são permitidas propagandas em jornais e revistas até sábado. No anúncio, deve constar o valor pago pela inserção. Já a propaganda via telemarketing estará proibida depois de quinta-feira.

As carreatas são permitidas até as 22 horas de sábado, bem como passeatas e caminhadas. Também é permitido distribuir material gráfico pelas cidades. Carro de som que circule divulgando jingles e mensagens de candidatos também é autorizado, desde que não seja utilizado microfone pelo candidato.

Também pode ser utilizada aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico, desde que permaneça parado durante o evento apenas servindo como suporte para divulgação de jingles e mensagens de candidatos. No dia da votação é permitida somente a manifestação individual do eleitor, como uso de broches, bandeiras e adesivos, de forma silenciosa. Qualquer outro tipo de manifestação política é considerado crime.

Por Charles Daniel – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Candidatos se preparam para reta final