Eleições 2014: Candidatos focam mobilidade

Os sete candidatos ao Palácio das Esmeraldas têm a área como um dos destaques em seus planos de governo


Investimentos em infraestrutura do transporte e trânsito, passando por mobilidade urbana e acessibilidade, têm destaque nos planos de governo dos sete candidatos ao Palácio das Esmeraldas, nestas eleições de 2014.

Se for reeleito, o governador Marconi Perillo (PSDB) diz, em seu plano de metas, que pretende investir na expansão e conservação da infraestrutura rodoviária e aeroportuária do Estado. Para atingir esse objetivo, ele destaca que são necessários serviços e ações, que passam pela ampliação de programas como o Rodovida e de anéis viários em cidades-polo, e também em modernização de aeroportos.

Marconi destaca ainda que, na área de infraestrutura de transporte, o governo de Goiás, em parceria com o governo federal, viabilizou o projeto, licitação e recursos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ser executado em Goiânia e substituirá os ônibus no Eixo Anhanguera.

Sua proposta é aumentar a capacidade de transporte de passageiros, melhorando o conforto e reduzindo o tempo das viagens. “Houve investimento em infraestrutura viária e mobilidade urbana com a construção de grandes viadutos na Região Metropolitana de Goiânia. Foram investidos recursos na iluminação de trechos urbanos e semiurbanos de rodovias com o objetivo de melhorar a segurança de motoristas e pedestres.”

Entre as metas mobilizadoras, estabelecidas em seu plano de governo, o candidato Iris Rezende (PMDB) prevê aumento nos investimentos em 30%, até 2018, em relação ao que foi investido nos últimos quatro anos. Ele se propõe a concluir o anel viário da Grande Goiânia para facilitar o transporte de cargas e descongestionar o trânsito na capital. Também consta das diretrizes traçadas a ampliação da infraestrutura logística do Estado e integrar os respectivos modais (rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário, dutoviário e infoviário) para melhorar nossa competitividade no mercado nacional e internacional, dotando-a de uma rede integrada.

“Propomos repensar o modelo de desenvolvimento urbano dos municípios goianos, visando promover a cidade para as pessoas e não só para os automóveis. Utilizar o Estatuto das Cidades e demais instrumentos de qualificação do território urbano”, promete o peemededebista.

O governadoriável Vanderlan Cardoso (PSB) incluiu em seu plano de metas a municipalização do trânsito, com o objetivo de aproximar o Subsistema Estadual de Trânsito (SET) dos cidadãos goianos.

Com o entendimento de que as pessoas vivem nos municípios, e um Estado forte é aquele que trabalha em parceria com as gestões municipais, o candidato petista Antônio Gomide destaca em um dos cinco eixos de seu programa de governo, o de Desenvolvimento Urbano e Rural. O objetivo é dialogar com as áreas da reforma urbana, políticas agrárias e agrícolas, política habitacional, saneamento, transporte e mobilidade.

“Vinculado à perspectiva do desenvolvimento urbano, da sustentabilidade ambiental e da inclusão social, vamos, num trabalho articulado entre governo federal, Estado e municípios, ordenar o desenvolvimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável em Goiás”, salienta o petista.

Nesse setor, ele se propõe a promover a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e do aumento da mobilidade urbana, com também coordenar ações para a integração das políticas da mobilidade e destas com as demais políticas de desenvolvimento urbano e de proteção ao meio ambiente.

“Prover a saúde do cidadão e da cidadã, compreendendo que saúde não resulta apenas das políticas específicas da área, mas da garantia de qualidade de vida. Os candidatos Alexandre Magalhães (PSDC), Marta Jane (PCB) e Wesley Garcia (PSol) também apresentam suas propostas para o setor de infraestrutura e de mobilidade urbana.

Por Venceslau Pimentel – Publicado no Jornal O Hoje

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