Eleições 2014: Caiado sai na frente, mas depende de Iris

Pesquisa aponta democrata na frente de Marina e Vilmar, só que historicamente candidato a governo puxa o senador


Apesar de o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) registrar o maior crescimento nas intenções de voto para o Senado, conforme a pesquisa Serpes divulgada domingo, ele terá de se preocupar com a eleição do candidato a governador de sua chapa, Iris Rezende (PMDB), uma vez que a história das eleições em Goiás demonstra que o candidato a senador eleito tende a ser do grupo do postulante a governador que vence as eleições. Foi assim em 1990, 1994, 2002, 2006 e 2010.

Nesta pesquisa, Caiado apareceu com 33% das intenções de voto e teve um crescimento de 17,6 pontos porcentuais em relação ao último levantamento do instituto, realizado em março. Marina Sant’Anna (PT) registrou um crescimento de 5,1 pontos e tem agora 14% das intenções, enquanto que Vilmar Rocha (PSD) cresceu 6,1 pontos porcentuais e conta agora com 10% da preferência.

Um fator relevante para o crescimento dos principais candidatos a senador foi o lançamento da candidatura de Iris ao governo, já que na pesquisa anterior ele era cotado para o Senado e apareceu em primeiro, com 23,8% das intenções, o que leva a crer que Caiado é quem mais se beneficiou com esse fator.

Em 1990, Iris Rezende foi eleito governador e Onofre Quinan (PMDB), senador. Nas eleições seguintes, Maguito Vilela (PMDB) foi eleito o governador e, para o Senado, foram eleitos Iris e Mauro Miranda, também do PMDB. Em 2002 Marconi Perillo (PSDB) foi eleito governador e Demóstenes Torres, então candidato pelo PFL, e Lúcia Vânia (PSDB), para o Senado, ambos da chapa do tucano.

Em 2006 a chapa encabeçada pelo então candidato a governador Alcides Rodrigues foi eleita. Marconi era o postulante a senador e, em 2010, ele foi eleito juntamente com os então senatoriáveis Demóstenes Torres e Lúcia Vânia. Apenas em 1998 o resultado das eleições fugiu à regra, quando Marconi foi eleito governador e Maguito Vilela senador pela chapa de Iris Rezende, postulante ao governo derrotado.

Sendo assim, com base na pesquisa para governador, em que Marconi aparece em primeiro lugar, com 37,1% das intenções de voto, o senatoriável Vilmar Rocha teria maiores chances de se eleger. O candidato a governador Iris Rezende apareceu na segunda colocação, com 26,3%.

Vilmar Rocha critica os postulantes que se utilizam de discursos fáceis, com propostas como para a área de segurança pública que incitam a violência contra os marginais. “Não vou nominar, nem fulanizar. Vocês sabem que há esse discurso da barbárie em setores da sociedade. Temos que enfrentar a violência com justiça e com inteligência”, defende Vilmar. Ele estaria insinuando que esse tipo de discurso “fácil” não será bem- aceito pela população, o que refletirá nas eleições para o Senado.

O senatoriável disse que Segurança Pública será um dos temas de sua atuação no Senado, caso seja eleito. “Quem trabalha com conteúdo e equilíbrio traz soluções para a sociedade. Quem conjuga a expressão eu e, muitas vezes, a bravata, produz calor, mas não produz luz”, criticou. Vilmar estaria se referindo a Caiado, mas ele preferiu não citar nomes. “Não vou entrar em bate-boca que não leva a nada. Não vou entrar em discurso retórico”, avisa.

Ronaldo Caiado avaliou que a pesquisa representa uma fotografia de um momento, mas ressalta que a campanha começou agora e que seu grupo está focado no trabalho. “Agradeço pela confiança dos goianos, mas meu foco é percorrer o Estado e apresentar propostas e ideias. Com humildade, vamos em frente”, salientou.

Por Charles Daniel – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Caiado sai na frente, mas depende de Iris