Eleições 2014: Base conclama Marconi

Em Rio Verde, Vilmar Rocha e José Éliton são confirmados na chapa majoritária, Governador não confirmou posição


O governador Marconi Perillo (PSDB) cumpre agenda de candidato. Seu discurso e comportamento político também se enquadram no cronograma de quem pretende disputar a reeleição. A confirmação de sua participação no pleito, por outro lado, ainda não veio. Durante o quinto encontro da base aliada, realizada na manhã de ontem, em Rio Verde, o tucano manteve a indefinição sobre o processo sucessório.

“Ainda não posso falar sobre projetos pessoais. Por enquanto, temos José Eliton (PP) e Vilmar Rocha (PSD) confirmados para a disputa pelos cargos de vice e senador, respectivamente. Minha decisão só será apresentada no dia 28 de junho, durante a convenção partidária. Até lá, seguiremos nos fortalecendo com os encontros da nossa base”, afirmou Marconi.

A solenidade previa exatamente oficialização de José Eliton e Vilmar na chapa majoritária. Quem acabou protagonizando o encontro, porém, foi o próprio governador. Por meio de uma carta assinada por representantes de diversos partidos aliados, a militância governista “conclamou” a participação de Marconi na disputa eleitoral.
 
“Tempo Novo”
A formalização do ato de entrega do documento foi feita pelo vice governador. Uma banda de estudantes de Rio Verde, contratada para o evento, gritava “vem, vem, Marconi, vem”. Em seguida, o jingle do “Tempo Novo” em um clipe eleitoral do governador visitando obras pelo Estado goiano. Detalhe: na eleição passada, o “vem” foi, durante algum tempo, uma marca de Vanderlan Cardoso, hoje no PSB e novamente pré-candidato a governador.

De mãos dadas, coreografando o jingle, mais de 103 prefeitos, deputados estaduais, federais e presidentes de partidos governistas. Ao terminar o clipe, eles fizeram coro ao grito “vem, Marconi, vem”.

O discurso da grande maioria destacava Marconi. A senadora Lúcia Vânia e o deputado federal Roberto Balestra (PP) que divergiram. Fizeram inúmeros elogios aos pré-candidatos anunciados. O parlamentar fez questão de resgatar o histórico político da base aliada e lembrar da “perseverança” de todos.

“E a oposição de hoje diz que é preciso uma renovação no governo. Não sei como vão conseguir, se só vivem batendo cabeças. Na nossa época de oposição, éramos poucos, mas éramos unidos”, disse Balestra.

O anfitrião do evento e prefeito de Rio Verde, Juraci Martins (PSD), enalteceu Marconi. Disse que é o “nome certo para Goiás” e reforçou o pedido para que ele seja candidato.
 
Evento reúne Gilberto Kassab e Ciro Nogueira

O evento estava marcado para começar às 9 horas. Foi aberto às 10. O governador Marconi Perillo só chegou no local às 12h43. Antes dele, discursaram prefeitos, deputados, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Os dois últimos não esperaram Marconi. Foram embora antes da chegada do governador.

A senadora Ana Amélia (PP), que também é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, chegou às 9h30 e teve que esperar até 13h10 para discursar.
 
Aécio ausente
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) não compareceu. A demora cansou a plateia de aproximadamente duas mil pessoas, que precisou da ajuda da banda para demonstrar entusiasmo após a chegada do tucano.

Algumas presenças ressaltadas constantemente pelo locutor eram as de prefeitos do PMDB. Estiveram no encontro os prefeitos de Niquelândia, Turvelândia, Caiapônia e São Simão.

Luís Teixeira chegou junto com o deputado federal Vilmar Rocha e, na presença de Marconi, fez questão de discursar. “Governador, eu só queria dizer que hoje eu entendo porque o senhor tem uma equipe tão unida. Durante os últimos 15 dias que estou com o senhor, fui mais valorizado que em 25 anos que estive do outro lado”, afirmou.

Com exceção do prefeito de Caiapônia, todos os outros estiveram na reunião da semana passada, na Associação dos Bancos de Goiás, quando um grupo de prefeitos peemedebista decidiu procurar o empresário Júnior Friboi (PMDB) para tentar convencê-lo a retomar sua pré-candidatura. (L.S.)
 
Vice provou lealdade, afirma governador

Durante seu discurso, Marconi Perillo admitiu ter passado por uma “grande crise política” no último ano. Segundo ele, o momento foi difícil e o vice-governador provou sua lealdade. “Ele é jovem e podia, naquele período, ter buscado outro caminho. A escolha de José Eliton, no entanto, foi continuar nos apoiando. Uma demonstração de companheirismo”, ressaltou.

“Eu posso até ter muitos defeitos, mas não sou desleal. Reconheço meus companheiros e não desonro meus compromissos. Hoje, só estamos firmando um compromisso que fizemos lá trás”, acrescentou o governador.

Por Lênia Soares – Publicado no Jornal O Hoje

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Base conclama Marconi