Eleições 2014: Aprovação de Marconi é de 46%

Pesquisa Veritá mostra que administração estadual é considerada ruim por 9,5%; instituto também avaliou a forma como Marconi Perillo governa o Estado e o desempenho do tucano foi aprovado por 62,3% dos eleitores entrevistados


A administração do governador Marconi Perillo é aprovada por 46,3% dos eleitores goianos, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Veritá. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 18 e 21 de junho, 8,5% dos entrevistados consideram o governo do tucano ótimo e 37,8% o classificam como bom.

O índice de desaprovação é de 20,3%, mostra o levantamento. Para 9,5% dos eleitores a administração estadual é considerada ruim e 10,8% a veem como péssima. Já 33% não aprovam nem desaprovam o governo, classificando-o como regular. Já a forma como Marconi governa o Estado é aprovada por 62,3% dos eleitores, diante de 36,6% que desaprovam o estilo do tucano de comandar o Governo de Goiás.

A pesquisa realizada pelo Instituto Veritá sobre a aprovação à administração Marconi Perillo é a segunda em menos de uma semana a apontar que os índices de ótimo e bom obtidos pela gestão tucana pavimentam a vitória da base aliada na disputa eleitoral de outubro. Segundo o Veritá, para 46,3% dos eleitores a gestão tucana é ótima ou boa. Pesquisa Fortiori publicada nesta segunda-feira no DM mostra que a aprovação ao governo é de 46%.

O cientista político Alberto Carlos de Almeida, autor dos livros best sellers “A Cabeça do Eleitor” e “A Cabeça do Brasileiro” avalia que os índices de aprovação ao governo de Marconi Perillo, na casa de 44% (soma dos índices de ótimo e bom), aponta para a reeleição do tucano.

Autor de um amplo estudo em que avaliou 104 eleições brasileiras para governador, entre 1998 e 2010, Alberto Carlos afirma que em 100% dos casos onde os governadores, às vésperas da campa nha, possuíam 44% ou mais de “ótimo e bom” alcançaram a reeleição. Na outra ponta do estudo do cientista político, os resultados apontam que governantes com 34% ou menos de índices de ótimo e bom perdem a reeleição também em 100% dos casos.

Goiás 247

Compartilhe

Comente: Eleições 2014: Aprovação de Marconi é de 46%