Comitiva ministerial visitou Rio Verde

Iniciativa fez parte da processo de digitalização do sinal de TV na cidade


O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, recebeu nessa segunda-feira, 19, o ministro interino das Comunicações, Sr. Francisco Ibiapina, em mais uma etapa do desligamento do sinal analógico de televisão. A cidade de Rio Verde foi escolhida para ser a primeira a ter desligado o sinal analógico de televisão em todo o Brasil.

O evento realizado no Sindicato Rural de Rio Verde, e contou ainda com a presença do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sr. João Rezende; do presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), Rodrigo Zerbone; do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero; do presidente da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), Antonio Martelletto; do diretor Institucional do Grupo Jayme Câmara, Guliver Leão; do deputado estadual Lissauer Vieira; do presidente da Câmara de Vereadores, Iran Cabral; do representante do deputado federal Heuler Cruvinel, Osvaldo Fonseca; representando o governador em exercício José Eliton Figuerêdo, a Sra. Cilene Guimarães; secretários municipais, vereadores, presidentes de bairro e comunidade em geral.

Na oportunidade a comitiva conferiu de perto o sistema de entrega de conversores digitais a beneficiários do programa Bolsa Família e também entregou conversores a esses beneficiários. Os aparelhos permitem que as famílias tenham acesso a televisão digital mesmo com aparelhos antigos, o que garante a melhoria na qualidade de imagem e som, conteúdos interativos e informações de utilidade pública de forma gratuita a todos.

Antonio Martelletto destacou a importância da visita da comitiva técnica responsável pela digitalização no país para conferir os esforços de todos os envolvidos no processo de desligamento, “Ao longo do processo piloto de Rio Verde, percebemos que isso não é só uma mudança tecnológica, mas de evolução social. Para o sucesso desse processo, a parceria entre as esferas de governo e as empresas de comunicação é fundamental”, ponderou.

O deputado estadual Lissauer Vieira destacou a importância para Rio Verde o processo do desligamento: “Esse marco tecnológico mostra que a cidade está sendo pioneira, pois teremos o primeiro município sul-americano com sinal totalmente digital. Rio Verde ficará marcado na história. E pontos positivos como esses só são possíveis em um município que respeita o ser humano, isso o prefeito Juraci Martins e toda a sua administração levam como princípio”, disse o deputado.

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, "a TV Digital é um ganho fundamental para o país, que terá um padrão internacional e inovador". Ele também afirmou que "o cidadão, ao assistir pelo novo padrão da televisão, vai vivenciar uma nova experiência, pois a interatividade é diferenciada".

O Prefeito Juraci Martins destacou a pluralidade da cidade, por abrigar pessoas de todo o país. “Rio Verde é uma cidade cosmopolita, aqui temos pessoas de todo o país e diversas partes do mundo e nada mais justo que ser escolhida para ser a primeira cidade digital da América do Sul. Essa representatividade tecnológica se juntará à força do agronegócio para levar desenvolvimento para todos os cidadãos. O sinal digital será decisivo para o progresso de Rio Verde", disse.

"Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV Digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. A inclusão digital é uma das metas principais da gestão do ministro André Figueiredo", destacou Ibiapina.

A comitiva do ministro seguiu para conferir a instalação do conversor na casa de uma beneficiária, visitou o comércio local e também a TV Anhanguera, onde puderam conferir as tecnologias adotadas pela emissora para adequação ao sinal digital.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Comitiva ministerial visitou Rio Verde