Polícia Civil autua postos de combustíveis por propaganda enganosa

Postos usavam cores e fachadas de redes famosas, o que induzia o consumidor ao erro


Sete postos de combustíveis localizados em Goiânia foram autuados esta semana pela Polícia Civil por propaganda enganosa. De acordo com o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON), delegado Eduardo Prado, os proprietários dos postos utilizavam cores semelhantes à de grandes empresas, como Shell e Petrobras, na fachada, mas não vendiam o produto da mesma marca.

“Cores iguais de outra marca ou até mesmo o nome e uniformes dos funcionários eram usados para caracterizar o posto de combustíveis. No entanto, eles utilizavam combustíveis de outras marcas. Isso induz o consumidor a acreditar que estava abastecendo em um local de credibilidade, o que aumenta em 30% a venda”, explica Eduardo.

Batizada “Posto Clone – 1ª etapa”, a operação também verifica a qualidade dos combustíveis e a validade de outros produtos que são vendidos, como óleos. Além disso, até as lojas de conveniência são fiscalizadas.

Apenas dois empresários foram encontrados nos estabelecimentos, encaminhadas à Delegacia para assinar um Termo de Compromisso e liberados. O procedimento foi encaminhado ao Fórum, onde os acusados serão julgados e poderão ser condenados de seis meses a um ano de prisão e pagamento de multa. Os empresários também vão responder por um processo administrativo, do Procon de Goiânia, que estabelecerá uma multa e um prazo para que os postos de regularizem. Os empresários não encontrados serão intimados para comparecer à DECON.

Diário de Goiás

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