Empresa de transporte de lixo hospitalar recebe multa de mais de 200 mil

Autuação foi efetuada pela Polícia Rodoviária Federal na noite desta quinta, 12 de novembro


Ontem à noite, na BR-060, km 390, município de Rio Verde, por volta das 21h, a Polícia Rodoviária Federal abordou um caminhão que transportava lixo hospitalar com uma série de irregularidades.

Este veículo havia recolhido cargas infectantes em estabelecimentos das cidades de Santa Helena, Acreúna e Indiara. Ele não possuía diversos equipamentos obrigatórios para a saúde e segurança de quem trabalha com estes produtos, como os equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos para situação de emergência (ESE).

Além disso, a carga que ele carregava, que continha seringas, agulhas, restos de esparadrapos e diversos tipos de resíduos hospitalares, estava acondicionada irregularmente, colocando em risco a vida de quem manuseia a carga e também de toda a sociedade, pois pode atingir a todos em caso de acidente, caindo em um manancial, por exemplo.

Devido à quantidade de infrações encontradas, e também à grande quantidade de estabelecimentos de onde provinha o material, foram extraídas quase 300 multas para os envolvidos, no valor total de R$ 204.400,00.

Vale lembrar que o transporte de produtos perigosos no Brasil é regulamentado pela Lei n. 10.233/2001 e pela Resolução n. 3665/11, da Agência Nacional de Transportes Terrestres e que a PRF possui parceria com esta agência para realizar tais autuações.

PRF – Rio Verde

Compartilhe

Comente: Empresa de transporte de lixo hospitalar recebe multa de mais de 200 mil