Terceirona 2014 definida

Rioverdense disputará torneio, que começa em setembro


O Conselho Técnico definitivo aprovou nesta quinta-feira, dia 10 de julho, o sistema de disputa do Campeonato Goiano da Terceira Divisão de 2014. A competição tem a presença de 9 times, muito embora, o Raça de Goiânia, como está amparado por uma liminar da Justiça Comum, uma vez que não cumpriu em tempo hábil as exigências da legislação para a sua inclusão dentro dos trâmites normais, pode não ter a sua participação confirmada.
 
De qualquer maneira, foi firmado um compromisso que se até o dia 21 de julho próximo, esta equipe vier a cumprir tais exigências da legislação, sua participação estará confirmada, assim como, se não vier a conseguir, este desistirá de uma vez por todas de continuar lutando pela sua participação.
 
Os nove times participantes são: Rioverdense de Rio Verde, Inhumas de Inhumas, Quirinópolis de Quirinópolis, Aseev de Paraúna, Monte Cristo de Goiânia, Umuarama de Iporá, Itaberaí de Itaberaí, Itauçu de Itauçu e Raça.
 
Os cinco primeiros são remanescentes do Campeonato do ano passado enquanto os outros três, exceção ao Raça, já focalizado, estão retornando.
 
O Umuarama foi um dos dois rebaixados da Divisão de Acesso do ano passado enquanto Itaberaí e Itauçu estão retornando. O primeiro participou pela última vez em 2010 enquanto o segundo foi rebaixado da Divisão de Acesso de 2012, por desistência, ainda como Nerópolis, se ausentou no ano passado e retorna este ano.
 
Em relação aos remanescentes do ano passado, a única ausência é a Canedense de Senador Canedo ao passo que o Aparecida de Aparecida de Goiânia, o outro rebaixado da Divisão de Acesso do ano passado, desistiu da competição.
 
O Monte Cristo mandará os seus jogos na cidade de Inhumas pelo 2º ano consecutivo e o Raça na cidade de Trindade.
 
Quanto ao sistema de disputa, na 1ª Fase, as nove equipes estão divididas em dois grupos regionalizados, assim definidos:
 
O Grupo A é composto por 4 times: Aseev, Quirinópolis, Rioverdense e Umuarama.
 
O Grupo B é integrado por 5 equipes: Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Monte Cristo e Raça.
 
Os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada um dos dois grupos para a Fase Semifinal. Nesta, o 1º colocado do Grupo A joga contra o 2º colocado do Grupo B enquanto o 1º colocado do Grupo B enfrenta o 2º colocado do Grupo A, em partidas de ida e volta, daí conhecendo-se os dois finalistas do Campeonato, que já conquistam o acesso à Divisão de Acesso do ano que vem e decidem o título da competição em jogo único.
 
Nas semifinais, o 1º colocado dos grupos da 1ª Fase, tem a vantagem da partida de volta em casa e da igualdade de pontos e gols nos dois jogos de ida e volta, para serem finalistas.
 
Na Final, o time de maior índice técnico (número de pontos ganhos dividido pelo número de jogos realizados das duas primeiras Fases), joga a mesma em sua casa e com a vantagem do empate para sagrar-se campeã da competição.
 
A exemplo dos dois anos anteriores, em cada partida, cada equipe, dentre os 18 jogadores que assinam a súmula, obrigatoriamente, terá que utilizar no mínimo 14 jogadores com limite de idade. Porém, este ano, até 23 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1991, um ano a mais em relação a 2012 e 2013.
 
Para o ano que vem, 2015, prevalece esses aspectos, ou seja, o mínimo de 14 jogadores dentre os dezoito, com limite de idade, também nascidos a partir de 1º de janeiro de 1991, no entanto, esse limite de idade, sobe então para 24 anos.
 
O Campeonato será iniciado no domingo, dia 21 de setembro, estendendo-se até o domingo, dia 16 de novembro.

Por Roberto Sampaio - FGF

Compartilhe

Comente: Terceirona 2014 definida